Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.

  • A.

    A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.

  • B.

    Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.

  • C.

    A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.

  • D.

    Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.

  • E.

    Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.

Um dos dilemas dos servidores na escala inferior de uma organização é o fato de terem de compensar, muitas vezes sem dispor de todos os meios necessários, os efeitos e a carência da lógica de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estratégias e às metodologias utilizadas no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.

  • B.

    Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.

  • C.

    O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.

  • D.

    As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.

  • E.

    Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.

A comissão de ética dos órgãos e entidades da administração pública tem por finalidade orientar e aconselhar sobre ética profissional e, nos casos necessários, aplicar a pena de censura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

A taxonomia de objetivos educacionais necessariamente dispensa a organização hierárquica desses objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A.

    No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.

  • B.

    As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.

  • C.

    Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva — que tem a mídia como processo mediador da educação — que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.

  • D.

    O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.

  • E.

    No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.

No mundo do trabalho, frequentemente não se percebe a origem cultural dos valores éticos, do senso e da consciência moral que impõe um tipo de conduta ao profissional, podendo falar-se mesmo em uma atuação ideológica no que se refere à naturalização dos valores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

De acordo com a taxonomia de objetivos educacionais, no domínio cognitivo, a análise compreende a combinação de elementos e partes, de modo a formar um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

O emprego de novas tecnologias para a educação a distância (EAD) só foi efetivamente regulamentado com a edição da Lei n.º 9.394/1996, que determina ao poder público o incentivo ao desenvolvimento e à veiculação de programas de EAD, em todos os níveis e modalidades de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

Uma definição clássica dos objetivos de ensino os agrupa em três áreas: objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...