Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,

  • A.

    ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.

  • B.

    oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.

  • C.

    oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.

  • D.

    estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.

  • E.

    postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Segundo Illich e McLuhan, o desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e informação provocaria o fim da escola nos moldes tradicionais. No entanto, tal fato não ocorreu devido à facilidade dos educadores em incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

A dificuldade de delimitação dos conteúdos disciplinares no plano escolar pode ser atribuída aos seguintes fatos: o conhecimento humano cresce exponencialmente, tornando-se rapidamente obsoleto, e o tempo escolar é limitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.

  • A.

    As concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, o que não significa que essa concepções estejam fundamentadas em conhecimento científico consistente.

  • B.

    As concepções dos estudantes não são influenciadas pela mídia, que se abstém da divulgação de assuntos científicos no Brasil.

  • C.

    A divulgação científica realizada na mídia nacional dirige-se a setores especializados, sendo de difícil compreensão para a maioria dos estudantes.

  • D.

    O ensino de ciências no Brasil é fundamentado em fatos divulgados pela mídia, veículo que traduz informação científica incontestável.

  • E.

    Em regra, os meios de divulgação, de qualquer tipo de mídia, disseminam informações obtidas com base em estrito rigor científico, o que contribui de forma decisiva para a formação da opinião dos estudantes.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação é único, entretanto, é possível distinguir entre avaliação formal e avaliação informal; esta refere-se aos juízos gerais sobre o aluno e é assistemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

Não é unânime aceitação da classificação de objetivos proposta por Bloom, no que se refere aos objetivos propostos para a área afetiva, questionando-se, inclusive, se tal classificação constitui uma taxonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.

  • A.

    Clube de discussão: explanação e discussão, pelos alunos, de temas referentes à biologia.

  • B.

    Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral.

  • C.

    Aulas expositivas: apresentação pelo professor de conteúdo relativo ao meio ambiente que cause impacto na sociedade.

  • D.

    Análise de casos reais: exposição pelo professor de dilemas que permitam ao aluno refletir sobre questões éticas e morais adivindas do avanço da ciência.

  • E.

    Sala de ciências: utilização da sala de aula como espaço para estudo e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação acerca de material biológico.

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Uma alternativa bastante eficaz para o atendimento de alunos jovens, em fase de formação, como os dos cursos de graduação, é o curso bimodal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.

O controle de turma e a manutenção da disciplina dos alunos em sala de aula incluem-se entre os desafios comumente enfrentados pelo professor, e a autoridade profissional — que se manifesta na competência técnica —, a qualidade moral do profissional — o conjunto de capacidades, habilidades e hábitos didático-pedagógicos — e a elaboração de um plano de aula que inclua elementos de avaliação do desenvolvimento do aluno contribuem para reduzir possíveis impasses na relação entre professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.

  • B.

    A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.

  • C.

    A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.

  • D.

    A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão.

  • E.

    A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...