Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
A teleconferência, modalidade de EAD na qual um professor transmite sua aula para muitas salas, em diferentes localidades, tem como limitação o pouco emprego do texto impresso como material de apoio.
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
Ao redigir os objetivos específicos em um plano de ensino, o professor pode indicar as atitudes e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano e à realidade social, ainda que esses itens dificilmente possam ser transformados em proposições e resultados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
cognitivismo.
empirismo.
inatismo.
behaviorismo.
interacionismo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Segundo Vygotsky, zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o que o aluno é capaz de aprender e de fazer sozinho e o que ele é capaz de aprender e fazer ao observar outras pessoas ou ao seguir orientações, o que delimita a margem de incidência da ação educativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
A tendência pedagógica progressista libertária é caracterizada pela criação do confronto entre a percepção que o aluno tem de sua própria cultura e a percepção cultural da humanidade, bem como do conflito entre a consciência do educando acerca de seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
progressista libertadora
liberal renovadora não diretiva
liberal tecnicista
progressista libertária
liberal renovadora progressiva
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
De acordo com a psicologia genética, há correspondência entre formas de organização mental em diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo.
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
No planejamento de ensino, a fase de preparação consiste na previsão de todos os passos para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetivos pretendidos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.
A formação continuada dos profissionais da escola comprometida com a construção do PPP deve limitar-se ao aprofundamento de saberes ou conteúdos curriculares, evitando a abordagem de temas que não interfiram diretamente na aprendizagem formal.
O PPP auxilia a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, reforçando os efeitos da divisão do trabalho e da hierarquização dos poderes de decisão.
O PPP está direta e exclusivamente relacionado com a organização do trabalho pedagógico da escola no nível da sala de aula, tendo como referência básica o currículo e os planos de aula.
O PPP visa à qualidade em todo o processo vivido no ambiente escolar, considerando a escola como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete, no seu interior, as determinações e contradições dessa sociedade.
A qualidade que se busca com a construção do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo essa última sempre subordinada à primeira.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
De acordo com os essencialistas, os objetivos curriculares devem ser formulados com base em estudos psicológicos da criança, a fim de que se descubram seus interesses e necessidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...