Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.

  • A.

    Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.

  • B.

    Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.

  • C.

    As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.

  • D.

    O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.

  • E.

    Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.

A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Os objetivos gerais são responsáveis pela apresentação do projeto de ensino.

  • B.

    Os objetivos específicos são observáveis apenas a longo prazo.

  • C.

    As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.

  • D.

    Os objetivos específicos também são denominados objetivos motivacionais.

  • E.

    A definição dos conteúdos e dos conceitos a serem dominados é função dos objetivos gerais do ensino.

É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social

  • A.

    podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.

  • B.

    são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.

  • C.

    são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.

  • D.

    são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.

  • E.

    são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.

Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.

  • A.

    Independentemente do tipo de entrevista escolhido, o pesquisador será sempre o entrevistador.

  • B.

    É inadequado o uso do telefone para realização de entrevistas no contexto da pesquisa acadêmica.

  • C.

    O trabalho de transferir para o papel o conteúdo das entrevistas gravadas em áudio denomina-se impressão.

  • D.

    Entrevista estruturada tem como característica principal a organização do ambiente físico onde a entrevista será realizada.

  • E.

    A entrevista semiestruturada caracteriza-se pela existência de um roteiro que serve de guia para o seu desenvolvimento e pela flexibilidade com relação à sequência das questões.

Com relação aos aspectos relacionados à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Culminação é a etapa da ação.

  • B.

    Anteprojeto é a denominação das ações impeditivas à execução do projeto.

  • C.

    A identificação do projeto é o espaço de colocação do título.

  • D.

    O que importa na metodologia de projetos é o caminho percorrido, portanto não se dá importância à comprovação.

  • E.

    A etapa mais importante do projeto é a definição do objetivo.

No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    O aluno é conquistado dia a dia para participar dos projetos.

  • B.

    O vocábulo problema designa uma situação de risco para o trabalho pedagógico.

  • C.

    O vocábulo problema designa a situação caracterizada pela diferença entre uma situação atualmente descrita e a que se pretende alcançar.

  • D.

    Nem todos os modelos de ensino se aplicam ao método de projetos.

  • E.

    Nessa metodologia o professor exerce o papel de idealizador.

Joaquim é professor de inglês e gosta muito de sua profissão. Letícia, sua aluna e fã ardorosa de determinado cantor norte-americano, é uma adolescente indisciplinada que falta às aulas e não realiza as tarefas propostas pelo professor. A fim de modificar o comportamento da aluna, o professor elabora as tarefas das aulas a partir das letras das músicas do cantor.

Com relação a essa situação hipotética e à luz do behaviorismo skinneriano, é correto afirmar que a atitude do professor Joaquim

  • A.

    baseia-se no conceito de reforço.

  • B.

    baseia-se no conceito de condicionamento respondente.

  • C.

    visa estimular o ego da aluna.

  • D.

    se explica pelo conceito de colaboração.

  • E.

    pode ser classificada como construtivismo.

Joana é mãe de Alice, de 3 anos de idade, que ainda não frequenta a escola, e de Antônio, que tem apenas 15 dias de nascido. Mãe e filha estavam na cozinha quando Joana ouviu um ruído vindo do quarto onde Antônio dormia. A mãe então dirigiu-se à filha e solicitou que fosse verificar se seu irmãozinho estava acordado. A pequena Alice dirigiu-se, sem titubear, ao berço onde seu irmão se encontrava.

A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.

  • A.

    O conceito de aprendizagem significativa, que se inclui no repertório conceitual de Vigotski, explica a ação da menina.

  • B.

    O conceito de irmão, manifestado pela menina, é conhecido como conceito cotidiano.

  • C.

    Para Vigotski, a ilustração pode ser explicada pela ideia de zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    Identificação e diferenciação são características do período pré-operatório, segundo Vigotski.

  • E.

    A menina, para saber que o irmão não é a mãe, utiliza-se do conceito de dedução.

Um currículo elaborado conforme a tendência emancipadora de educação

  • A.

    apresenta lógica temporal rígida e inflexível.

  • B.

    prescreve os conteúdos necessários aos alunos.

  • C.

    privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para a seleção de conteúdos.

  • D.

    fundamenta-se nos princípios da administração científica de Taylor.

  • E.

    valoriza diferentemente as áreas de conhecimento, conforme sua importância ou status na sociedade.

Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    A elaboração de um currículo segundo a concepção crítica deve orientar-se pelas noções de currículo oculto e subjetividade.

  • B.

    A teoria pós-crítica fundamenta-se na eficiência, emancipação e representação.

  • C.

    Os conceitos de identidade e de ideologia são frequentemente mobilizados nos estudos da teoria crítica.

  • D.

    As questões de gênero, raça, etnia e o multiculturalismo são objetos de estudo das teorias pós-críticas.

  • E.

    As teorias tradicionais enfatizam o que e como ensinar, além de privilegiarem o conceito de alteridade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...