Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
De acordo com a concepção pedagógica liberal tecnicista, a relação entre professor e aluno deve centrar-se nos interesses do aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A tendência pedagógica libertadora, em que os educandos são sujeitos do processo pedagógico, fundamenta-se no diálogo entre educador e educando, que estabelecem relações horizontais no cotidiano escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A elaboração da proposta pedagógica, uma das atividades obrigatórias dos estabelecimentos de ensino, deve ser realizada de forma participativa, sendo relevante reafirmar o princípio da autonomia da escola e apontar formas de superação dos problemas específicos da escola.
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.
O termo profissionalismo refere-se à capacidade de enfrentar situações desafiadoras.
Saberes são conhecimentos adquiridos na formação universitária e não se relacionam às aprendizagens cotidianas.
Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.
Liderança é a função de delegar atribuições.
A competência profissional é determinada pela qualidade dos cursos realizados.
Acerca dos instrumentos técnico-operativos, assinale a opção correta.
A conversa entabulada objetivando a compreensão de uma situação ou fenômeno social é denominada visita.
A visita tem o objetivo de interação social e aproximação.
A conclusão a que chega o profissional a respeito de uma situação estudada é chamada parecer.
O documento denominado laudo é o que contém as impressões previamente colhidas pelo profissional.
O parecer é o documento adequado para descrever uma situação e proceder também a sua interpretação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...