Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
impulsivo emocional e personalismo.
sensório-motor e projetivo e categorial.
personalismo e categorial.
impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Segundo a teoria da Gestalt, a aprendizagem consiste na solução de problemas, ocorre do todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.
Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.
A avaliação somativa tem caráter seletivo, competitivo, autoritário e classificatório.
Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida nas escolas consiste
em uma parte do conhecimento desenvolvido na educação física que resulta de formas culturais da atividade física.
na educação do corpo, de acordo com o caráter funcionalista.
na aptidão física, de acordo com a abordagem da saúde renovada.
na abordagem enfática dos aspectos utilitaristas relacionados à sobrevivência, tais como a corrida, a caça e o lançamento de objetos.
Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.
A avaliação formativa consiste na verificação de ausência ou presença de requisitos necessários à aprendizagem de conhecimento novo.
Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação
traz, de forma generalizada, o sentimento de vitória e de satisfação evidenciado no divertimento para todos os participantes.
ocasiona, geralmente, conflitos e rivalidade, como, por exemplo, um aluno empurrar outro ou tirar a bola do outro durante uma atividade esportiva.
acentua, normalmente, o surgimento de dúvidas sobre, por exemplo, quem chegou primeiro na competição de natação ou se a bola caiu dentro ou fora do campo.
propicia, em situações de respeito às regras e aos outros, oportunidades criativas e a prática de ações e relações.
Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio da avaliação diagnóstica, realiza-se a retroalimentação do processo de avaliação, auxiliando o aluno em seu crescimento individual e estimulando sua capacidade de se autoavaliar.
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor
escolher preferencialmente os conteúdos com base nas experiências vividas pelos estudantes, visto que compete ao professor prepará-los para enfrentar os desafios imediatos que lhes impõe o cotidiano.
dar prioridade, no trabalho em sala de aula, aos conteúdos mais próximos da realidade do estudante, visto que o domínio desses conteúdos favorece a transformação das condições de vida do estudante, conduzindo-o ao progresso científico, social e econômico.
privilegiar o acesso dos estudantes a conteúdos e valores sociais acumulados ao longo dos tempos, visto tratar-se de conteúdos já consagrados no âmbito educacional em razão de sua universalidade, devendo o professor apenas preocupar-se com a utilização de técnicas didáticas adequadas de transmissão de conhecimento.
relacionar os conteúdos às vivências dos alunos, traduzindo a linguagem científica para uma linguagem que permita aos estudantes a sua apropriação, de forma significativa.
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos de ensino orientam a escolha dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...