Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Denomina-se cyberbullying a prática de bullying por meios eletrônicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 80 a 85, referentes a bullying.
Nas ações de bullying, a vítima é capaz de se defender e de motivar outras pessoas a agirem em sua defesa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
No estágio das operações formais, operam-se novas modificações e deve se equilibrar para poder se aplicar, não mais aos objetos presentes, mas aos objetos ausentes, hipotéticos, afirma Gadner.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.
No estágio de programação de resposta, o indivíduo produz um resultado motor.
Um exemplo relacionado ao estágio de processamento de informação consiste na identificação da aproximação de uma bola lançada por um colega de equipe.
Um exemplo relacionado ao estágio de identificação do estímulo consiste na execução do tiro de partida no atletismo.
No estágio de seleção de resposta, o indivíduo decide qual resposta deve ser dada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
David Gallahue e John Ozmun caracterizam o estágio transitório, uma das fases de movimentos especializados, como um período agitado em que as crianças se acham ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, com muita frequência, ficam admiradas com a rápida expansão de suas habilidades motoras. Considerando-se essa definição e os aspectos a ela relacionados, é correto afirmar que, para que os alunos apresentem melhor rendimento nessa fase, os educadores devem buscar
aumentar as repetições e diminuir a diversificação dos movimentos, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento corporal.
aumentar o controle motor e a competência motora, por meio de atividades diversificadas.
especializar as crianças, principalmente em esportes individuais, tonando-as mais competentes nessas modalidades.
reduzir a ânsia das crianças em relação ao descobrimento de novas possibilidades motoras.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem
a possibilidade de variação de situações motoras e a ampliação das relações sociais, uma vez que os indivíduos interagem mais com o meio e com os outros.
a presença de regras e a imitação de movimentos, considerando que promovem situações de interação entre os participantes.
a especialização dos movimentos e a sua aplicação restrita às atividades, visto que os indivíduos estão cada vez mais competentes em determinadas habilidades.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibramse, ocorre a adaptação intelectual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...