Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.
Em uma perspectiva emancipatória da avaliação, os processos avaliativos devem propiciar a coerência conceitual, epistemológica e prática, além da mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na sala de aula.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Adotar o trabalho como princípio educativo implica entendê-lo como
atividade escolar atrelada aos processos de produção capitalista, consumo e cultura para dar significado aos conteúdos de estudo.
princípio ético e político de provimento da subsistência humana e de outras esferas da vida.
técnica didática ou metodológica do processo de aprendizagem.
tarefa que, de forma natural, prepara crianças e jovens para atuarem no competitivo mercado de trabalho.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
O conhecimento compartilhado ou colaborativo, uma das possibilidades pedagógicas de conectividade, favorece a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.
Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.
No modelo de avaliação somativa, não se adota o procedimento de premiação ou punição; ao contrário, enfatiza-se o respeito aos ritmos diferentes de cada aluno no processo de aprendizagem.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.
A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.
A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes.
A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
A associação dos recursos da EAD com os processos de formação corporativa oferece à área de treinamento uma pedagogia sustentada na conectividade, com possibilidades de aprendizagem assíncrona e interatividade, entre outras.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.
A seleção de saberes a serem incluídos em um currículo a partir da preocupação com o porquê de se optar por determinado conhecimento e não por outro parte da concepção crítica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
O treinamento virtual substitui o treinamento presencial, embora o espaço virtual ainda careça de metodologias e ferramentas tecnológicas de mensuração e avaliação de resultados que possam contribuir para a melhoria de programas de treinamento corporativo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional, crítica e pós-crítica de currículo.
O multiculturalismo e a alteridade são características que embasam currículos construídos a partir da concepção pós-crítica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
Dados sobre a educação corporativa evidenciam uma tendência de uso crescente das tecnologias de informação e comunicação como recursos de aprendizagem em processos de e-learning.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...