Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos

  • B.

    O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.

  • C.

    O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.

  • D.

    Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Os métodos de ensino são determinados pela relação existente entre o objetivo e o conteúdo e consistem em meios para alcançar os objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.

A forma ideal de se trabalhar a diversidade cultural, nas escolas, é a criação de uma disciplina específica para esse conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.

  • A.

    A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.

  • B.

    É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.

  • C.

    A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.

  • D.

    Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Os conteúdos escolares, formados por informações, fatos, conceitos e ideias, desde sua concepção mantêm a sua forma atual. Por isso, são estáticos e definitivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

O governo federal, em parceria com os estados e municípios, preocupado com a educação tecnológica tem incentivado e criado projetos que visam atender às necessidades das escolas na área tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.

  • A.

    A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.

  • B.

    A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais

  • C.

    A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.

  • D.

    A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Os adeptos da teoria crítico-social dos conteúdos afirmam que o livro didático deve ser determinante para a seleção dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

Educação a distância é sinônimo de educação tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.

  • A.

    Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.

  • B.

    Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • C.

    Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • D.

    Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...