Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.
Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos
O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.
O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.
Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os métodos de ensino são determinados pela relação existente entre o objetivo e o conteúdo e consistem em meios para alcançar os objetivos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
A forma ideal de se trabalhar a diversidade cultural, nas escolas, é a criação de uma disciplina específica para esse conteúdo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.
A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.
É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.
A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.
Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os conteúdos escolares, formados por informações, fatos, conceitos e ideias, desde sua concepção mantêm a sua forma atual. Por isso, são estáticos e definitivos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.
O governo federal, em parceria com os estados e municípios, preocupado com a educação tecnológica tem incentivado e criado projetos que visam atender às necessidades das escolas na área tecnológica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.
A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.
A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais
A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.
A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Os adeptos da teoria crítico-social dos conteúdos afirmam que o livro didático deve ser determinante para a seleção dos conteúdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.
Educação a distância é sinônimo de educação tecnológica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.
Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.
Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...