Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como mantenedora do comportamento humano, produzindo indivíduos competentes para o mercado de trabalho, por meio da transmissão de informações precisas, objetivas e rápidas. Assinale a opção que apresenta a tendência pedagógica que defende essas características como papel social da escola.
libertadora
crítico-social dos conteúdos
tradicional
progressista
tecnicista
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, na concepção construtivista, é dispensável pelo fato de o próprio processo de construção do conhecimento ser autoavaliativo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
Potencializar progressivamente a autonomia dos alunos na definição de objetivos, no planejamento, na realização e no controle de suas ações é uma das funções do professor construtivista.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca das características de um planejamento participativo.
A participação de especialistas externos não é admitida em nenhum dos momentos do planejamento, especialmente na elaboração e na avaliação do processo.
A lógica do conflito deve ser considerada pelos coordenadores do planejamento, pois proporciona o confronto de idéias e a elaboração de novos parâmetros.
Os princípios tayloristas são os norteadores do planejamento em função da necessidade de fragmentação e hierarquização das ações e decisões.
Os aspectos econômicos e políticos da instituição não podem interferir no processo de planejamento, pois comprometem os resultados esperados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
A ação construtivista do processo de ensino e aprendizagem pode ser considerada como processo dirigido a superar desafios, que visam exclusivamente a resultados cognitivos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
Na concepção construtivista, o papel ativo e protagonista do aluno contrapõe-se ao papel ativo do educador.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
O construtivismo apresenta a aprendizagem mecânica como suficiente para a aprendizagem significativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.
A concepção construtivista parte do princípio de que a estrutura cognitiva do ser humano está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As tendências pedagógicas expressam uma representação de homem e de sociedade, e existem de acordo com um momento histórico. Por isso, não coexistem na atualidade.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A educação em saúde pode contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática em prol do desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos e da coletividade, concordando com os princípios e as diretrizes da democracia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...