Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No nível operacional de um planejamento ocorre
o estabelecimento da missão da organização.
a elaboração do plano de atividades.
a formulação dos objetivos departamentais.
a definição dos objetivos estratégicos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
São objetivos principais da Associação Nacional das Universidades Privadas (ANUP): defender a autonomia das universidades e a livre atuação da iniciativa privada na área educacional e desenvolver programas de aprimoramento do ensino superior em parceria com o poder público e as instituições de ensino superior.Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
A ANDIFES engloba IES públicas, detém representação no CRUB e é a representante oficial das IFES na interlocução com o governo federal e órgãos representativos de professores, estudantes ou funcionários.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
São exemplos de organismos não governamentais que atuam em âmbito nacional, representativos das IES, e que, de forma direta ou indireta, intervêm nos rumos da política do ensino superior: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU).
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
A natureza e composição dos associados dessas organizações têm conduzido a duas formas básicas de atuação: enquanto as organizações que representam instituições de uma única categoria (pública ou privada) têm como objetivo reforçar a sua identidade e os seus interesses específicos, as outras (integradas por representantes de ambas categorias) buscam construir estratégias e planos de ação que atendam aos interesses gerais dos seus associados.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
A diferenciação diz respeito ao montante de recursos que uma instituição pode receber, caso ofereça cursos de pósgraduação stricto sensu, com o objetivo de ampliar o número de mestres e doutores no país; a diversificação refere-se à autonomia que estas instituições possuem para estabelecer parte do currículo dos seus cursos de pós-graduação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
A função somativa da avaliação determina o grau de domínio de conteúdos ou objetivos previamente estabelecidos com a finalidade de certificação.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
Diferenciação refere-se à necessidade de rever o modelo de ensino superior brasileiro, baseado no princípio da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão, apontando para um modelo dual: universidades de pesquisa e universidades de ensino; diversificação refere-se à necessidade de se buscar diferentes fontes de financiamento para a educação superior, como, por exemplo, a possibilidade de concorrer com o mercado em relação a produtos, patentes, consultorias e de cobrar determinados serviços prestados pela instituição.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais características da liderança considerada liberal é
a exigência de obediência por parte dos liderados.
a predileção pelo diálogo e pelos processos participativos.
o estímulo à iniciativa individual ou de grupos.
a busca de máximo controle no grupo pelo líder.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
A avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento de um processo educativo para os envolvidos.
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