Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
Na perspectiva construtivista, o ensino deve ter como referencial o contexto histórico-social do aluno e trabalhar com projetos, de modo a favorecer a formação e a internalização de conceitos pelos alunos.
O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para
representar a efetivação formal da decisão intencional e conjunta de uma instituição acerca do processo de decisão, execução e avaliação da ação educativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
Segundo Piaget, como a capacidade de raciocínio depende do ambiente e dos fatores genéticos, o professor exerce papel fundamental na estimulação do desenvolvimento dos alunos, favorecendo sua aprendizagem.
O plano pedagógico institucional é um instrumento teóricometodológico usado para
concretizar o conhecimento da realidade por meio do diagnóstico, podendo interferir e transformar uma instituição.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o comportamentalismo, o professor deve estabelecer os objetivos a serem alcançados pelos alunos e oferecer as condições ambientais favoráveis para que eles aprendam e se desenvolvam, alcançando os resultados esperados.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais medidas do governo federal de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação da população negra foi a criação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto n.o 4.886/2003). As ações emanadas dessa política incluem a
criação de cursos de licenciatura específicos para professores que atuam em quilombos e em aldeias indígenas e incentivo às escolas para que ofereçam a disciplina não obrigatória história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino médio.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
Segundo Wallon, o ensino deve enfatizar os aspectos cognitivos e afetivos para favorecer o desenvolvimento intelectual do aluno, que acontece por estágios, sucessivos e contínuos, decorrentes de sua interação com o meio.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das políticas de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
s faculdades e centros universitários são avaliados pelas universidades que registram e validam os diplomas expedidos por eles.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais medidas do governo federal de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação da população negra foi a criação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto n.o 4.886/2003). As ações emanadas dessa política incluem a
criação do Ministério Especial de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e de concurso público nacional específico para professores de história e cultura afrobrasileira e indígena.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
Piaget considerava o ensino a implementação de situações interpessoais favoráveis, sendo o professor apenas facilitador da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...