Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental

  • A.

    a vida cidadã e a vida familiar, mediante a articulação entre vários dos seus aspectos.

  • B.

    a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente e o trabalho.

  • C.

    ciências, geografia, história, língua estrangeira e a educação religiosa.

  • D.

    ciências, tecnologia, cultura e as linguagens.

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

Os métodos tradicionais de coleta de dados não devem ser utilizados em uma pesquisa dessa natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.

 I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.

II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.

III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.

 IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

Por seu caráter participativo, a extensão e a natureza da participação de todos são invariáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da área afetiva, mencionada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    À medida em que crescem, especialmente a partir dos dois anos de idade, as crianças começam a opor-se aos que os educadores lhes exigem, fortalecendo, dessa forma, a capacidade de autonomia.

  • B.

    A formação do conceito de si e da auto-estima é independente dos estímulos exteriores apresentados pelos adultos e pelas crianças mais próximas. Nesse sentido, é importante estar atento às manifestações da criança para que seja possível modelar suas atitudes.

  • C.

    Como a autonomia em relação às necessidades fisiológicas e aos hábitos alimentares depende de maturidade física e psicológica, que permite o seu controle, deve-se esperar a sua manifestação. Em decorrência disso, os treinamentos e condicionamentos são prejudiciais ao desenvolvimento da autonomia.

  • D.

    A escola é um ambiente privilegiado no que diz respeito ao relacionamento inter-pessoal das crianças. Nesse sentido, o educador deve respeitar as individualidades, não interferindo nas diferentes formas de manifestação pessoal de ser.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

A avaliação visa ao melhoramento da atividade escolar, identificando dificuldades, encontrando causas e meios de superação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A escolha do tipo de liderança deve ter como objetivo fortalecer ou minimizar as características de determinado grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Ubiratan D'Ambrósio, a avaliação deve ser

  • A.

    entendida como uma orientação para o professor na condução de sua prática pedagógica.

  • B.

    vista como um instrumento para reprovar ou reter alunos, o que garante a construção de seus esquemas de conhecimentos teóricos e práticos.

  • C.

    realizada com instrumentos externos disponibilizados ao professor, tais como provas ou testes padronizados.

  • D.

    aplicada como instrumento de seleção e classificação de alunos, de modo a garantir turmas homogêneas.

Com relação à área cognitiva, referida no texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Aproximadamente entre os dois e os seis anos de idade, as crianças fazem um esforço cognitivo constante de compreensão do mundo que lhes envolve, configurando sua própria explicação para a realidade vivida a partir daquilo que os adultos lhes explicam e do que elas experimentam.

  • B.

    Segundo Piaget, dos dois aos seis anos de idade, o egocentrismo é uma das características que torna único o ponto de vista da criança, que deprecia outras opiniões, o que acentua, a sua dificuldade em analisar as situações sob o ponto de vista do outro.

  • C.

    A evolução da linguagem ocorre de maneira espontânea, causada por fatores genéticos, hereditários, o que é comprovado pelo interesse das crianças em aprimorar a comunicação.

  • D.

    As experiências vividas pelas crianças ao longo da infância — denominadas por alguns investigadores como esquemas de conhecimento — influenciam o processo de desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...