Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
A descentralização dos serviços educacionais implica a autonomia da escola, que passa a ter poder de decisão mediante autonomia pedagógica e financeira.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.
A empatia é muito desenvolvida no estilo democrático e pouco no estilo liberal.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No planejamento participativo,
há distribuição do poder e possibilidade de decisão em todas as etapas do planejamento.
o poder concentra-se no gestor, que toma as decisões pelo grupo.
não se considera o contexto social, histórico e político da comunidade.
promovem-se a hierarquia nas relações e a rigidez no processo decisório.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.
No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.
A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.
Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.
Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação entre ensino e aprendizagem, durante muito tempo, na educação infantil, defendeu-se a tese de que a aprendizagem estaria subordinada ao desenvolvimento, no sentido de que, primeiro, deveria ser desenvolvida uma série de capacidades cognitivas para, depois, iniciar-se o ensino de conceitos. Tal concepção
foi proposta inicialmente por Vygotsky como parte de sua teoria psicológica.
está baseada nas propostas educacionais de Rousseau.
é sustentada pelos teóricos escolanivistas, que defendem, por isso, a adequação idade/série no ensino fundamental.
está fundamentada na teoria da psicologia genética de Jean Piaget.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.
A afetividade é um motivador muito desenvolvido no estilo liberal e no democrático.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma diretora envolveu a comunidade escolar na discussão e elaboração do projeto político-pedagógico da escola, promovendo reflexão acerca do papel dessa escola no contexto histórico e social em que estavam inseridos. Nessa situação, a gestão educacional, por coerência de ação, deve ser
democrática.
autocrática.
centralizada.
técnica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.
O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.
O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo ensino-aprendizagem baseado na abordagem de Vigotsky
considera o contexto histórico e cultural do aluno e valoriza sua experiência.
é centrado no professor, que direciona o processo de aprendizagem do aluno.
prioriza a socialização e o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno.
está voltado para a transmissão de conteúdos sistematizados que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...