Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

A descentralização dos serviços educacionais implica a autonomia da escola, que passa a ter poder de decisão mediante autonomia pedagógica e financeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A empatia é muito desenvolvida no estilo democrático e pouco no estilo liberal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento participativo,

  • A.

    há distribuição do poder e possibilidade de decisão em todas as etapas do planejamento.

  • B.

    o poder concentra-se no gestor, que toma as decisões pelo grupo.

  • C.

    não se considera o contexto social, histórico e político da comunidade.

  • D.

    promovem-se a hierarquia nas relações e a rigidez no processo decisório.

Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A.

    No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.

  • B.

    A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.

  • C.

    Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.

  • D.

    Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.

No que diz respeito à relação entre ensino e aprendizagem, durante muito tempo, na educação infantil, defendeu-se a tese de que a aprendizagem estaria subordinada ao desenvolvimento, no sentido de que, primeiro, deveria ser desenvolvida uma série de capacidades cognitivas para, depois, iniciar-se o ensino de conceitos. Tal concepção

  • A.

    foi proposta inicialmente por Vygotsky como parte de sua teoria psicológica.

  • B.

    está baseada nas propostas educacionais de Rousseau.

  • C.

    é sustentada pelos teóricos escolanivistas, que defendem, por isso, a adequação idade/série no ensino fundamental.

  • D.

    está fundamentada na teoria da psicologia genética de Jean Piaget.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A afetividade é um motivador muito desenvolvido no estilo liberal e no democrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma diretora envolveu a comunidade escolar na discussão e elaboração do projeto político-pedagógico da escola, promovendo reflexão acerca do papel dessa escola no contexto histórico e social em que estavam inseridos. Nessa situação, a gestão educacional, por coerência de ação, deve ser

  • A.

    democrática.

  • B.

    autocrática.

  • C.

    centralizada.

  • D.

    técnica.

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

  • B.

    O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.

  • C.

    O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

  • D.

    O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.

O processo ensino-aprendizagem baseado na abordagem de Vigotsky

  • A.

    considera o contexto histórico e cultural do aluno e valoriza sua experiência.

  • B.

    é centrado no professor, que direciona o processo de aprendizagem do aluno.

  • C.

    prioriza a socialização e o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno.

  • D.

    está voltado para a transmissão de conteúdos sistematizados que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...