Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A elaboração do planejamento participativo deve ser responsabilidade de um especialista externo ao grupo e, posteriormente, o projeto resultante deve ser analisado por todos os envolvidos.
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
Os alunos com deficiência intelectual necessitam de escolas separadas das regulares e que ofereçam metodologias e material pedagógico apropriado para atender a essas limitações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Quando as autoridades realizam consultas sobre um determinado assunto a grupos determinados, ocorre a denominada pseudoparticipação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
A presença de professor exclusivo em sala de aula, para acompanhar o aluno com deficiência, garante a aprendizagem desse aluno.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos saberes profissionais dos professores sob o enfoque do autor do texto em consideração, assinale a opção correta.
São temporais, pois se fundamentam na perspectiva de que o tempo futuro é que determina os saberes escolares.
São plurais e heterogêneos, porque se fundamentam na perspectiva de que tais saberes provêm de diversas fontes.
São personalizados e situados, partem do princípio de que o professor é um ator social e, como tal, precisa ser entendido dentro de um contexto.
Carregam as marcas do ser humano, pois trabalham com indivíduos.
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