Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que mais bem traduz as conseqüências políticas resultantes da concepção expressa pelo autor do texto em questão.

  • A.

    A função do professor é executar sua missão de educador conforme lhe confiou a autoridade estatal que o dirige.

  • B.

    O fator primordial que impede maiores poderes de decisão do professor sobre sua prática é a luta interna da categoria.

  • C.

    Os professores só serão reconhecidos como sujeitos do conhecimento quando ocuparem lugar de destaque nas estruturas de poder que regem a escola.

  • D.

    A autonomia nas ações dos professores só acontecerá no momento em que a formação inicial preparar pessoas tecnicamente mais competentes.

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

A participação corporativa é considerada uma forma autoritária e a comunitária, liberal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta.

  • A.

    É uma avaliação na qual os resultados servem para excluir algumas pessoas do processo de gestão.

  • B.

    É uma avaliação compreensiva e global do processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Busca levantar os dados com fins de classificar por méritos os indivíduos avaliados.

  • D.

    Avalia o professor e a aprendizagem dos alunos com o intuito de promover ou reter os educandos.

Considerando as relações entre teoria e prática, dentro da concepção expressa no texto em apreço, assinale a opção correta.

  • A.

    A prática docente é o espaço de aplicação dos saberes provenientes das produções científicas.

  • B.

    O professor e o pesquisador em educação assumem papéis distintos pelo fato de um produzir e outro aplicar os conhecimentos.

  • C.

    O saber está sempre do lado da teoria, ao passo que a prática é desprovida de saber, que é produzido fora dela.

  • D.

    Dentro de uma nova perspectiva, a relação entre os cientistas da educação e os professores deve ser permeada pela relação entre atores cujas práticas são portadoras de saberes.

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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