Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que mais bem traduz as conseqüências políticas resultantes da concepção expressa pelo autor do texto em questão.
A função do professor é executar sua missão de educador conforme lhe confiou a autoridade estatal que o dirige.
O fator primordial que impede maiores poderes de decisão do professor sobre sua prática é a luta interna da categoria.
Os professores só serão reconhecidos como sujeitos do conhecimento quando ocuparem lugar de destaque nas estruturas de poder que regem a escola.
A autonomia nas ações dos professores só acontecerá no momento em que a formação inicial preparar pessoas tecnicamente mais competentes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
A participação corporativa é considerada uma forma autoritária e a comunitária, liberal.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.
Acerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta.
É uma avaliação na qual os resultados servem para excluir algumas pessoas do processo de gestão.
É uma avaliação compreensiva e global do processo de ensino e aprendizagem.
Busca levantar os dados com fins de classificar por méritos os indivíduos avaliados.
Avalia o professor e a aprendizagem dos alunos com o intuito de promover ou reter os educandos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as relações entre teoria e prática, dentro da concepção expressa no texto em apreço, assinale a opção correta.
A prática docente é o espaço de aplicação dos saberes provenientes das produções científicas.
O professor e o pesquisador em educação assumem papéis distintos pelo fato de um produzir e outro aplicar os conhecimentos.
O saber está sempre do lado da teoria, ao passo que a prática é desprovida de saber, que é produzido fora dela.
Dentro de uma nova perspectiva, a relação entre os cientistas da educação e os professores deve ser permeada pela relação entre atores cujas práticas são portadoras de saberes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito.
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