Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve
identificar as necessidades da escola, diagnosticar a origem dos recursos e aplicá-los de forma isolada, atendendo suas prioridades e prestando contas aos chefes imediatos.
fazer o levantamento de dados junto à comunidade escolar, registrar todas as etapas da gestão financeira, fazer uma prestação de contas transparente e consubstanciada.
contratar uma empresa terceirizada que possa elaborar o plano de gestão financeira, participar da execução do plano e fazer a prestação de contas documentada.
identificar a origem dos recursos, distribuí-los para que cada setor da instituição possa administrá-lo, coletar a documentação de gastos e fazer a prestação de contas.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
O atendimento educacional oferecido desde o nascimento até os três anos de idade é chamado de estimulação precoce.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado, se bem elaboradas, podem substituir a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva da práxis, a meritocracia é a categoria privilegiada nos processos de formação continuada.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.
Na perspectiva da inclusão, o atendimento educacional prevê o uso de tecnologias assistivas e o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Em um programa que vise formar um profissional reflexivo, a experiência prática desse profissional é um fator relevante para a orientação metodológica.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
Um planejamento com caráter participativo não é adequado para organizações de grande porte ou com número elevado de atores em função das dificuldades operacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...