Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes itens, referentes à educação de jovens e adultos (EJA).
No planejamento das aulas, a organização por temas de interesse coletivo, como, por exemplo, a história do lugar, os direitos humanos e o trabalho, é um recurso adequado para atender à necessidade de dar contextualização ao ensino de jovens e adultos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva emancipatória, programas de formação devem visar o desenvolvimento de competências individuais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial apresenta-se como uma proposta importante, com um projeto separado da proposta da escola regular.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da figura acima e considerando os princípios básicos e a função social da alfabetização, julgue os itens a seguir.
Para se tornar alfabetizado, o indivíduo precisa, no mínimo, de adquirir a tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.
A responsabilidade é uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização de tarefas, a responsabilidade final é de quem coordena o trabalho.
A autoridade é um exercício de poder investido pelo coordenador para coordenar as medidas impostas por ele à comunidade escolar, neste sentido ela deve ser centralizada para fiscalizar as ações da equipe.
Decisão está atrelada ao princípio da autoridade. É a forma de selecionar a medida mais adequada às situações concretas.
Disciplina significa incorporar algumas regras que o indivíduo tenha como necessárias para a convivência social e impô-las aos outros participantes do grupo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
A análise de planos de desenvolvimento socioeconômicos de curto e de médio prazos da região a ser estudada é um dos objetivos do momento de aproximação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A dimensão democrática do planejamento participativo não elimina a necessidade de uma coordenação que realize o papel de liderança.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria tradicional de currículo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...