Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a situações de escrita, Délia Lerner propõe que
a coerência do texto, desde que viabilizada por meio da leitura, dispensa sucessivas revisões.
a escolha do texto a ser produzido pelas crianças deve estar prevista no planejamento concebido pelo professor e discutida nas reuniões de coordenação pedagógica.
o processo de elaboração de texto deve ser realizado por meio de um ditado das crianças para o professor, quando se tratar de produção de texto único.
a produção de texto construído coletivamente dispensa a revisão final, já que esse texto já foi lido diversas vezes.
Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
As condições objetivas de trabalho não interferem no processo de planejamento de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de aprendizagem, que são estabelecidos tão somente por meio de atividades coletivas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
Na construção do projeto pedagógico da escola, a comunidade escolar precisa estar atenta a quatro dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Por contrato didático entendem-se as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, em que cada um dos participantes da relação didática tem certas responsabilidades.
De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui
a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico.
a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético.
a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas.
Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Ao se realizar um planejamento de ensino, deve-se sempre considerar o projeto político-pedagógico da instituição para não perder de vista os seus objetivos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
A organização do mobiliário em sala de aula deve ser mantida, a despeito das diferentes atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, visto que a mudança de disposição do mobiliário pode ser um fator gerador de desordem, ocasionando estresse nas crianças.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de elaboração do projeto pedagógico da escola deve contemplar a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, todos devem opinar, mas é necessário criar uma estrutura que garanta sua elaboração e implantação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Transposição didática é o trabalho que transforma um objeto do saber ensinar em um objeto de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...