Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A pesquisa participante pode ser um instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.
Na interpretação liberal, progressista, letramento é essencialmente um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos.
Na perspectiva radical, revolucionária, letramento é definido como um conjunto de habilidades necessárias para que o sujeito se envolva adequadamente em práticas sociais nas quais a leitura e a escrita são exigidas.
Na perspectiva de um letramento para a libertação, pessoas ou grupos com ideologias e objetivos políticos distintos propõem diferentes práticas de letramento, determinadas por seus valores, afirmações, ideais.
De acordo com a perspectiva radical, revolucionária, as habilidades de leitura e escrita não podem ser dissociadas de seus usos, das formas empíricas que elas realmente assumem na vida social.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O aluno adulto que está fora do fluxo regular de escolaridade precisa tornar-se um leitor crítico, uma pessoa autônoma para escrever o que precisa escrever em suas atividades profissionais e pessoais. Para tanto, ele precisa de muita cópia de revistas e jornais e muitos exercícios repetidos de fixação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O conselho de classe é a instância que permite o acompanhamento dos alunos visando um conhecimento mais minucioso da turma e do desempenho do professor. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
É o responsável pela elaboração do projeto pedagógico e do delineamento das ações educativas da escola.
A função primordial desse conselho não é a pedagógica, mas a administrativa pois sua função está voltada para avaliação e delineamento de ações de gestão.
Esse conselho tem como um dos objetivos o aprimoramento do diagnóstico dos problemas e das dificuldades visando o aconselhamento do aluno.
Visa a pesquisa e aprimoramento técnico dos profissionais da educação como forma de educação continuada no ambiente escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A reciprocidade entre pesquisadores e pessoas ou grupos, objeto da investigação, permite uma análise mais acurada dos fatos, que pode provocar a geração de um fato novo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com o construtivismo, a relação professor/aluno é
centralizada no professor, que transmite os conhecimentos científicos, e o aluno desempenha um papel passivo.
centralizada no aluno, que determina o que quer aprender e o que deve ser ensinado pelo professor.
hierarquizada, e o professor determina a participação do aluno na construção do conhecimento.
mediadora, e o professor tem papel de facilitador, desafiando os alunos em um processo ativo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.
Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.
Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.
Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No processo de avaliação da aprendizagem da escrita, o professor deve entender que o aluno tem o direito de equivocar-se e formular hipóteses incompletas, que devem ser temporariamente aceitas. Isso porque, segundo Piaget, aprender tem duas fases: a do conflito e a de formulação de uma nova hipótese.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, com relação a pesquisa participante.
A pesquisa participante é uma metodologia que se limita a levantamento de dados e elaboração de relatórios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,
o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.
o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.
o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.
o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...