Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.

 Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.

  • A.

    A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes.

  • B.

    A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes.

  • C.

    A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes.

  • D.

    A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As finalidades da educação infantil incluem o favorecimento do desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando-se a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos; a compensação das desigualdades sociais e culturais; e a preparação para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A escola de educação infantil deve preparar para a educação básica e, por isso, deve priorizar os conteúdos escolares, centralizando sua metodologia sobretudo no trabalho em folhas de papel.

  • B.

    Na pré-escola, deve-se incorporar as práticas das boas creches, considerando-se educativas todas as situações escolares e enfatizando-se o trabalho e os jogos em pequenos grupos, igorando-se as atividades de escolarização.

  • C.

    A escola infantil deve contribuir de maneira eficaz para a compensação das diferenças socioculturais quando as crianças são pequenas, ajudando, com isso, na prevenção de possíveis dificuldades no decorrer da escola obrigatória e da vida adulta.

  • D.

    O desenvolvimento pode ser considerado como uma expansão automática de potencialidades e, por isso, a escola infantil deve proporcionar o exercício de habilidades, estratégias, atitudes e conceitos que auxiliarão no desenvolvimentos dessas potencialidades.

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

119 O ensino de história do Brasil é obrigatório na educação básica, já o de cultura africana é facultativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta.

  • A.

    Um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado.

  • B.

    Alfabetização e letramento são processos distintos, indissociáveis, simultâneos e interdependentes.

  • C.

    Alfabetização é o estado ou condição de quem se envolve nas variadas práticas sociais de leitura e escrita.

  • D.

    Alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita são requisitos para o letramento.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

O planejamento escolar deve contemplar a atenção individualizada ao discente, a fim de atender à diversidade dos modos de aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...