Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à alfabetização, assinale a opção correta.

  • A.

    A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente.

  • B.

    A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia.

  • C.

    A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez.

  • D.

    A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou.

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

Os objetivos educacionais influenciam a participação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne aos níveis e modalidades da educação básica, assinale a opção correta.

  • A.

    O aluno matriculado no ensino fundamental pode ter acesso a educação profissional.

  • B.

    Na educação infantil, a avaliação tem por objetivo a promoção do aluno, inclusive para o acesso ao ensino fundamental.

  • C.

    O ensino fundamental com duração de nove anos foi estabelecido como facultativo aos sistemas municipais de ensino.

  • D.

    A educação de jovens e adultos (EJA) é exclusiva para aqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade própria, não incluindo o ensino médio.

A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.

  • A.

    Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito.

  • B.

    Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado.

  • C.

    É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso.

  • D.

    Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola.

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento escolar é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas.

  • B.

    A avaliação dos processos e resultados previstos no projeto não devem ser incluídos no planejamento escolar.

  • C.

    O ato de planejar é uma atividade de reflexão e ação permanentes.

  • D.

    O planejamento escolar concretiza-se por planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...