Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à alfabetização, assinale a opção correta.
A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente.
A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia.
A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez.
A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou.
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos educacionais influenciam a participação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne aos níveis e modalidades da educação básica, assinale a opção correta.
O aluno matriculado no ensino fundamental pode ter acesso a educação profissional.
Na educação infantil, a avaliação tem por objetivo a promoção do aluno, inclusive para o acesso ao ensino fundamental.
O ensino fundamental com duração de nove anos foi estabelecido como facultativo aos sistemas municipais de ensino.
A educação de jovens e adultos (EJA) é exclusiva para aqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade própria, não incluindo o ensino médio.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.
Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito.
Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado.
É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso.
Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.
O planejamento escolar é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas.
A avaliação dos processos e resultados previstos no projeto não devem ser incluídos no planejamento escolar.
O ato de planejar é uma atividade de reflexão e ação permanentes.
O planejamento escolar concretiza-se por planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...