Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao desenvolvimento da autonomia nas crianças, assinale a opção correta, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

  • A.

    À escola não compete o direito de desenvolver outros valores além daqueles cultivados no ambiente familiar. Nesse sentido, só alcançarão autonomia as crianças que forem educadas em casa para adquirirem essa condição.

  • B.

    A heteronomia, que diz respeito ao cumprimento de ordens sem questionamento, constitui papel fundamental da escola ao se trabalharem os valores individuais e sociais.

  • C.

    A passagem da heteronomia para a autonomia pressupõe a utilização de recursos afetivos, cognitivos, sociais e culturais, o que pode ser exercitado no emprego de gradativa independência para agir, na escolha e tomada de decisões e na participação no estabelecimento de regras.

  • D.

    A passagem da autonomia para a heteronomia, que ocorre por meio do treino da obediência a regras, deve ser desenvolvida na escola para educar e promover a cidadania de crianças provindas de famílias desestruturadas.

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil destinada a crianças entre zero e três anos, assinale a opção correta.

  • A.

    Visto que as creches apresentam peculiaridades diferentes da pré-escola, elas estão desobrigadas a manter fichas de acompanhamento e avaliação que identifiquem o desenvolvimento individual das crianças, pois, nessa faixa etária, o foco está no cuidar.

  • B.

    Pelo fato de não existirem parâmetros curriculares para a educação infantil, tampouco avaliação de aprendizagem, as instituições que oferecem esse tipo de atendimento têm plena liberdade para propor as formas de atendimento infantil.

  • C.

    É necessário que nas creches haja acompanhamento individual das crianças e registros que auxiliem a avaliação de seu desenvolvimento cognitivo e social; tais anotações favorecem o planejamento de atividades e a ampliação de possibilidades pedagógicas.

  • D.

    As instituições que oferecem educação infantil a crianças de zero a três anos devem se ater a um único objetivo: o de proporcionar aos indivíduos dessa faixa etária atividades lúdicas e oportunidade de socialização.

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Dewey e Mannheim divergem quanto ao objetivo final do processo educativo, pois Dewey acredita que conflitos e contradições serão solucionados e superados, de forma a se construir uma sociedade democrática plena e harmoniosa, possibilidade que Mannheim nega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A educação infantil deve ser embasada no cuidado com as crianças dispensando ações pedagógicas planejadas.

  • B.

    As situações vivenciadas pelas crianças fora do ambiente escolar, utilizadas como motivadoras para diversas atividades, é um ato pedagógico que deve ser valorizado na educação infantil.

  • C.

    Jogos e brincadeiras são situações que proporcionam a reestruturação do pensamento e favorecem a aquisição de conhecimentos.

  • D.

    Cuidar da criança implica interessar-se pelo que ela sente e pensa sobre o mundo e sobre si mesma, o que contribui para a ampliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e para a promoção de sua autonomia.

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Bourdieu, as instituições escolares têm dupla função: a de reprodução da cultura e a de reprodução da estrutura de classes. Essa idéia se reflete nos dois tipos de escola do sistema, uma para a elite e outra para o povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cuidar das crianças na educação infantil implica

  • A.

    ter consciência de que as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento em uma atividade espontânea e imaginativa.

  • B.

    tomar conta das crianças para que elas não corram perigo, não se deparem com situações que lhes exijam tomada de atitude ou que sejam desafiadoras.

  • C.

    propor atividades sempre por meio de materiais didáticos e brinquedos pedagógicos, visto que atividades nãopedagógicas são consideradas antieducativas pelo fato de independerem da ação do professor.

  • D.

    compreendê-las e ajudá-las a se desenvolverem como seres humanos, valorizar suas capacidades, promover a saúde física e a mental, com base em conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual infantil.

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Ao contrário de Parsons, Durkheim destaca o aspecto coercitivo do sistema em relação ao indivíduo, desconsiderando, assim, o fator de complementaridade entre social e pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Montessori, Dewey e Piaget são representantes da tendência crítico-social dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...