Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta com relação às idéias do texto.

  • A.

    A realidade apresentada pelo texto exige que se mantenham os modelos de escolas públicas existentes no país, fazendo que os órgãos responsáveis tenham sistemas de avaliação mais rígidos, com o intuito de se melhorar a qualidade de ensino.

  • B.

    O texto apresenta a realidade da educação brasileira, demonstrando que o modelo de escola vigente não propicia o aumento da auto-estima e conseqüentemente não valoriza os alunos como cidadãos.

  • C.

    Depreende-se do texto que, quando o aluno demora mais tempo para cumprir as exigências da formação no ensino fundamental, sua formação é melhor do que a daquele que realizou essa formação em apenas oito anos.

  • D.

    O alto número de reprovações faz que muitos alunos desistam da escola pública e continuem seus estudos em instituições privadas, desenvolvendo competências e saberes necessários para sua realização.

Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A formulação da proposta pedagógica é uma prática educativa de caráter formativo.

  • B.

    A proposta pedagógica expressa o grau de autonomia da equipe escolar.

  • C.

    É de responsabilidade do diretor da escola elaborar a proposta pedagógica e submetê-la à aprovação de seus superiores.

  • D.

    Na proposta pedagógica, devem constar objetivos bem definidos e embasados em diagnóstico prévio.

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Na perspectiva emancipadora de currículo, o conteúdo é considerado uma construção social e o professor é o mediador entre os saberes historicamente produzidos e a experiência trazida pelo aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Quando se trata da concepção de currículo oculto, admite-se a possibilidade de que a história de vida dos atores envolvidos no processo de construção de saberes influencie no currículo formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Na perspectiva eficientista, o currículo e sua realização são considerados uma única coisa, sendo os professores responsáveis pela execução, e o planejamento ocorre apenas em nível local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

O currículo organizado de forma anual proporciona aos professores uma oportunidade de confronto com processos evolutivos de seus educandos de maneira mais ampla, possibilitando a identificação de suas transformações mais integrais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Para a perspectiva experimental do currículo, a escola deve ser vista como agente socializador e desenvolvedor de um projeto de educação global que vai além dos saberes acadêmicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Em uma concepção academicista de currículo, a lógica da ordenação sistemática do saber elaborado sobrepõe-se à lógica da transmissão e da recriação desse saber.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...