Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

Em uma concepção emancipatória, a didática é considerada a teoria do ensino e possui um corpo de conhecimentos técnicos instrumentais relacionados à questão da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estabelecimento de ensino detectou muitos problemas no desempenho dos alunos em relação à aprendizagem. Os dirigentes perceberam que existiam fatores de várias dimensões que interferiam no processo de construção do conhecimento. Por isso, decidiram realizar um processo de avaliação que englobasse diversos segmentos da escola, como: participação dos pais, desempenho dos docentes e discentes, estrutura física, atividades complementares, órgãos de apoio aos estudantes, gestão da direção, instâncias de participação e outros. Posteriormente, tomaram algumas decisões baseadas nos dados e informações levantados.

Essa ação tem como princípio a concepção de avaliação denominada

  • A. institucional.
  • B. somativa.
  • C. formativa.
  • D. empresarial.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

No modelo academicista da prática docente institucional, a incorporação dos avanços científicos e tecnológicos garante bons resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar.

Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular.

  • A.

    O currículo deve possibilitar a compreensão contextualizada do mundo e da cultura valorizando as identidades diferentes e a inclusão pela conquista do saber.

  • B.

    A busca da assimilação objetiva de um saber específico é o princípio básico dessa organização curricular, que privilegia o que ensinar em detrimento do porquê ensinar.

  • C.

    O currículo é uma organização formal de disciplinas, conteúdos, metodologias e tempos da escola, não permitindo a inclusão de atividades que não sejam previstas inicialmente.

  • D.

    Em uma perspectiva como a apresentada acima, o conhecimento científico não deve ser incorporado, pois o que prevalece é a vivência e a experiência prática de cada aluno.

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

Como a complexidade do conhecimento é uma característica marcante da taxonomia de Bloom, inexiste a preocupação com a hierarquização dos objetivos curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização do trabalho docente e de seus instrumentos e estratégias, julgue os itens seguintes.

Na taxonomia dos objetivos proposta por Bloom, a área cognitiva é superior à psicomotora e à afetiva.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Os mecanismos de controle e de legitimidade do saber escolar regidos pela meritocracia são fatores fundamentais para processos de formação na perspectiva da práxis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Em uma perspectiva de formação do professor críticoreflexivo, o paradigma racional-tecnológico é a orientação teórica que deve conduzir todo o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Para assegurar a formação continuada de professores, a LDB prevê a destinação do percentual de 50% de sua jornada de trabalho semanal para atividades individuais e coletivas de estudo e planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca das concepções e tendências na educação continuada dos trabalhadores em educação.

Em um projeto emancipatório de formação, superar a profissionalização centrada no indivíduo, em favor do espaço da escola e do coletivo como locais privilegiados de formação, é uma ação preponderante de sucesso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...