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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O fato de muitas instituições de educação infantil atenderem em horário integral implica maior responsabilidade quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem infantis, assim como a oferta de cuidados adequados em saúde e higiene. Esse atendimento requer
condições de instalações com espaços exclusivos para salas de aula, sem a necessidade de espaços de recreação e de atividades diversificadas.
organização de atividades educativas e instrucionais, independentemente das condições socioeconômicas das crianças, para se evitarem discriminações.
elaboração de proposta pedagógica institucional que seja fruto de trabalho coletivo e planejado e que leve em conta o contexto social e as necessidades das crianças.
dividir as crianças em classes distintas, de acordo com a classe social das famílias e o potencial de aquisição de conhecimento da criança.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a tendência libertadora se concretizou no nível da política oficial, com a implantação das Leis n.º 5.540/1968 e n.º 5.692/1971, que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1.º e de 2.º graus.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.
Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.
O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.
A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.
Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.
A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.
Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.
O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Para a tendência crítico-social dos conteúdos, a escola, cujo papel é difundir conteúdos vivos, pode contribuir para eliminar a seletividade social e para tornar a sociedade democrática.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.
Como a escola deve preparar intelectual e moralmente o aluno para que ele assuma sua posição na sociedade, a pedagogia tradicional, que prima pelo ensino dos conteúdos separados da experiência do aluno e das realidades sociais, tem sido criticada, sendo considerada intelectualista e enciclopedista.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O respeito ao patrimônio público e à comunidade educativa fazem parte da ação esperada dos funcionários da educação.
Na afirmação acima, o termo "público" designa a qualidade daquilo que
é de um indivíduo.
não é de ninguém.
é de todos.
é do Estado.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.
Cidadão é todo indivíduo que, independentemente de seu nível escolar, consegue participar da vida pública de seu país por meio do voto e das ações cotidianas.
O homem da polis é o conceito mais apropriado de cidadania para enfrentar a sociedade do conhecimento e conseguir lidar com os problemas contemporâneos.
A formação do cidadão ideal para a sociedade do conhecimento está relacionada ao acesso à informação, à educação de qualidade e à garantia de escolaridade para todos os indivíduos.
Só pode ser considerado cidadão aquele que conseguir atingir o nível de escolaridade superior, o que lhe garantirá empregabilidade e ascensão social.
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