Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O fato de muitas instituições de educação infantil atenderem em horário integral implica maior responsabilidade quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem infantis, assim como a oferta de cuidados adequados em saúde e higiene. Esse atendimento requer

  • A.

    condições de instalações com espaços exclusivos para salas de aula, sem a necessidade de espaços de recreação e de atividades diversificadas.

  • B.

    organização de atividades educativas e instrucionais, independentemente das condições socioeconômicas das crianças, para se evitarem discriminações.

  • C.

    elaboração de proposta pedagógica institucional que seja fruto de trabalho coletivo e planejado e que leve em conta o contexto social e as necessidades das crianças.

  • D.

    dividir as crianças em classes distintas, de acordo com a classe social das famílias e o potencial de aquisição de conhecimento da criança.

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a tendência libertadora se concretizou no nível da política oficial, com a implantação das Leis n.º 5.540/1968 e n.º 5.692/1971, que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1.º e de 2.º graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.

  • A.

    Pelo fato de o Brasil ser um país com um grande número de analfabetos, a EJA, que já teve outros nomes anteriormente, é uma etapa da educação básica que difere radicalmente do ensino fundamental e médio.

  • B.

    O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi o primeiro movimento ocorrido no Brasil com o intuito de reduzir as taxas de analfabetismo dos jovens e adultos.

  • C.

    A EJA tem como um de seus maiores expoentes o professor Paulo Freire, que idealizou uma metodologia de alfabetização a partir de um tema gerador, levando em conta a realidade do educando e a necessidade da tomada de consciência para a transformação social.

  • D.

    Existem vários métodos de alfabetização de jovens e adultos, mas, por imposição do MEC, o único que pode ser utilizado nas escolas brasileiras é o método Paulo Freire, aplicado por meio de uma cartilha única para todo o país.

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior.

  • B.

    A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento.

  • D.

    O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica.

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Segundo a tendência tecnicista, a escola funciona como modeladora do comportamento humano e, portanto, compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos, necessários para que o indivíduo se integre na máquina do sistema global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Para a tendência crítico-social dos conteúdos, a escola, cujo papel é difundir conteúdos vivos, pode contribuir para eliminar a seletividade social e para tornar a sociedade democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Como a escola deve preparar intelectual e moralmente o aluno para que ele assuma sua posição na sociedade, a pedagogia tradicional, que prima pelo ensino dos conteúdos separados da experiência do aluno e das realidades sociais, tem sido criticada, sendo considerada intelectualista e enciclopedista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O respeito ao patrimônio público e à comunidade educativa fazem parte da ação esperada dos funcionários da educação.

 Na afirmação acima, o termo "público" designa a qualidade daquilo que

  • A.

    é de um indivíduo.

  • B.

    não é de ninguém.

  • C.

    é de todos.

  • D.

    é do Estado.

Considerando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Cidadão é todo indivíduo que, independentemente de seu nível escolar, consegue participar da vida pública de seu país por meio do voto e das ações cotidianas.

  • B.

    O homem da polis é o conceito mais apropriado de cidadania para enfrentar a sociedade do conhecimento e conseguir lidar com os problemas contemporâneos.

  • C.

    A formação do cidadão ideal para a sociedade do conhecimento está relacionada ao acesso à informação, à educação de qualidade e à garantia de escolaridade para todos os indivíduos.

  • D.

    Só pode ser considerado cidadão aquele que conseguir atingir o nível de escolaridade superior, o que lhe garantirá empregabilidade e ascensão social.

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