Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de universidades corporativas (UCs), julgue os itens seguintes.
Uma UC tem como ênfase as necessidades individuais de capacitação.
Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.
Para se aumentar a possibilidade de sucesso de programas de EAD, os modelos metodológicos do ensino presencial devem ser repassados para esses programas.
Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser
ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira.
centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir.
motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil.
local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade.
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Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Atualmente, a democratização do uso de computadores por meio de programas sociais tem sido um dos principais instrumentos de disseminação da EAD.
Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.
Em um programa de EAD, o conceito de aprender deve ter prioridade em relação ao princípio didático de ensinar.
Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.
A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo.
Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do aluno-cidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia.
Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo.
Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista.
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Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Apesar de a EAD ser um direito previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esta lei exclui dessa estratégia de ensino a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante.
Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.
Os cursos de treinamento não-presenciais só podem ocorrer em instituições que possuam laboratórios de informática.
Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.
Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.
É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.
É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.
O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.
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Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.
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