Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.
A normatização ortográfica pressupõe um trabalho intensivo e descontextualizado com palavras cuja grafia se distancia da linguagem falada.
No ensino da ortografia, deve-se considerar a freqüência de uso das palavras, para que as mais freqüentes na escrita dos alunos sejam aprendidas primeiro.
O uso de dicionários deve ser evitado nessa fase, pois tal atividade requer aprendizagem de procedimentos complexos da língua, que só ocorrerá em ciclos escolares posteriores.
A aprendizagem da ortografia caracteriza-se como processo passivo, apoiado na memória individual, por isso atividades ortográficas devem ser o último recurso a ser utilizado em sala de aula.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.
Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto.
Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida.
Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam.
Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno.
Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.
Nessa fase da vida escolar, o trabalho com leitura deve privilegiar a decodificação da escrita, sem a preocupação com a extração de informações do texto.
A prática de leitura pressupõe a validação da seleção e a interpretação do texto feitas previamente pelo professor.
Objetiva-se, com o trabalho de leitura, a formação de leitores competentes e escritores que produzam textos com eficácia.
O principal objetivo da prática de leitura é desenvolver nos alunos, ao longo de todo o processo de negociação de significados textuais, a habilidade de revisão do próprio texto.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Quando se refere à "tecnocracia", o autor alude à classe burguesa que apoiava as ações militares.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Ao utilizar a expressão "de uma penada", o autor do texto refere-se à Lei n.º 7.044, que retirou do 2.º grau a obrigatoriedade da qualificação para o trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.
Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista.
Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior.
Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial.
Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A abordagem de desenho instrucional, denominada ambientes abertos de aprendizagem, utiliza recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para apoiar o estudo autodirigido e criar mecanismos de suporte metacognitivo ao estudante. Essa abordagem seria aplicável ao curso PLD em função da natureza dos objetivos instrucionais e do perfil do público-alvo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky caracteriza-se como um inatista ao afirmar que a aprendizagem decorre do que cada indivíduo traz em seu DNA, embora haja influência do meio nesse processo
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto anterior como referência inicial, e considerando que a população de inscritos no PLD foi de 53.000 alunos, julgue os itens seguintes, acerca do processo educacional.
A utilização de recursos de apoio a interações síncronas e assíncronas entre pessoas (aluno-aluno, aluno-professor ou tutor, aluno-outras pessoas) é a maneira mais eficiente de atingir os objetivos educacionais do curso PLD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...