Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
A escolha da temática, os objetivos de aprendizagem, a organização do grupo, as fases de desenvolvimento, os recursos e a avaliação do trabalho são etapas do projeto de trabalho.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.
A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.
Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.
Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.
O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Os recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tais como livro didático, giz, quadro, televisão e computador, garantem mudanças na forma de ensinar e de aprender.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.
Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.
Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.
A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.
Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
De acordo com o estilo autocrático de liderança, a obediência é a principal atitude de grupo e a responsabilidade de determinação das ações é do chefe e de sua equipe de trabalho.
Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe.
O estilo liberal destaca a iniciativa como principal atitude do grupo e determina que a responsabilidade de determinação das ações é apenas do chefe.
No estilo autocrático, as idéias e as ações a serem executadas são determinadas pelo chefe, e a iniciativa é tomada individualmente por cada membro da equipe.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Estudiosos da avaliação afirmam que, além da realização de provas mensais ou bimestrais, outros instrumentos de avaliação podem ser aplicados, de forma conjugada às provas, para auxiliar o professor na verificação da aprendizagem dos estudantes.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
O professor deve especificar e operacionalizar os procedimentos do planejamento de ensino em sala de aula diariamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...