Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
As teorias comportamentalistas clássicas têm como objetivo primordial a identificação das intenções do comportamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
O distanciamento da realidade da sala de aula torna a formação docente um espaço de produção de visões estereotipadas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Essa gestão objetiva a melhoria do desempenho pela criação do conhecimento gerador de inovação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
A responsabilidade da formação do docente em serviço é exclusivamente do gestor.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
Para que tenham eficiência e eficácia concretas, as escolas de formação inicial devem articular ações com escolas de níveis fundamental e médio, com o fim de se atualizarem em relação a questões relevantes, dificuldades, desafios e projetos nos quais estão envolvidas as instituições em que atuarão os futuros docentes.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
Sem a formação contínua docente, haverá sempre uma dissonância entre os avanços conseguidos nas escolas de formação, que enfocam a renovação curricular e a pesquisa didática, e o que acontece no dia-a-dia das escolas onde se dá o exercício profissional.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
A educação continuada de profissionais da escola tem o objetivo principal de suprir deficiências de uma formação inicial malfeita, de baixa qualidade.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Assim como a escola, entende-se ser o ensino pertencente à sociedade e balizado pela sua cultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...