Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A reforma do ensino médio apregoada apresenta uma visão curricular de superação do ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.

  • A.

    A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.

  • B.

    No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.

  • C.

    Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.

  • D.

    De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Currículo é o nome dado ao conjunto de conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se

I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.

II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.

III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.

IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como

  • A.

    transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

  • B.

    processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.

  • C.

    espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.

  • D.

    estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Devido a sua natureza, a escola deve ser administrada monoliticamente, o que implica admitir a sua intrínseca diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

 III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, porisso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

  • A.

    Ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.

  • B.

    O trabalho docente se efetiva no ensino de conhecimentos e métodos que desenvolvam a capacidade de aprendizagem por meio do cumprimento de determinadas tarefas.

  • C.

    A repetição é um dos pontos primordiais para aquisição de conhecimentos e, por isso, deve ser constantemente incentivada pelos professores.

  • D.

    O fornecimento de respostas corretas é uma das principais funções dos que se propõem a educar crianças, posto que isso favorece a criação de hábitos saudáveis de conhecimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...