Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da didática geral, julgue os itens a seguir. A formulação de diretrizes orientadoras do trabalho docente independe das teorias educacionais.
Acerca da didática geral, julgue os itens a seguir. A didática estuda os processos de ensino a fim de formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.
Acerca da didática geral, julgue os itens a seguir. Por se ocupar dos conteúdos curriculares e do ensino, a didática tem seu foco na instrução em detrimento da aprendizagem.
Acerca da didática geral, julgue os itens a seguir. Uma das funções da didática é traduzir objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino.
Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.
O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.
A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.
A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.
Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.
O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...