Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em
fornecer ao professor e aos estudantes indícios das competências desenvolvidas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, o que permite ao professor a avaliação de suas práticas pedagógicas e sua eventual reorganização, com vistas ao alcance desses objetivos.
informar aos pais os resultados apresentados por seus filhos no que se refere à aprendizagem da disciplina com vistas à tomada de providências da família em caso de fracasso escolar.
conscientizar os estudantes da importância do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e da necessidade de os alunos se esforçarem para obter boas notas, símbolo do sucesso escolar.
treinar o estudante para ajustar-se ao sistema de vida contemporâneo, altamente competitivo.
fornecer aos estudantes informações sobre sua aprendizagem para que possam identificar as falhas e buscar reforço extraclasse para evitar o fracasso escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
A indistinção entre os papéis de professor(a), responsável por ensinar, e de tio(a), responsável por cuidar, é um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educação das séries iniciais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita a partir da concepção pedagógica do educador.
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativos que permitem a elaboração de sistema de ensino ajustado às características individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educação e da aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
Conforme a teoria da epistemologia genética de Piaget, a apresentação da informação em um material instrucional deve ser feita em formato textual, fragmentada em unidades ou tarefas pequenas, que devem ser dispostas sequencialmente, devendo-se dar ênfase às respostas corretas e aos objetivos alcançados pelos alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
Considere que um dos objetivos elencados no projeto político pedagógico de uma escola seja tornar esse ambiente um espaço pedagógico em que se desenvolvam, de forma integrada, os aspectos intelectual, afetivo e motor dos alunos, sem privilegiar o aspecto cognitivo. Em face dessa situação, é correto afirmar que essa escola adota uma postura pedagógica que se baseia na teoria psicogenética de Henri Wallon.
Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
A realização de atividades pedagógicas que visam desenvolver a aprendizagem e a automatização de destrezas elementares nos estudantes mediante o emprego de tutoriais automáticos relaciona-se à concepção de aprendizagem assentada na reprodução passiva de práticas a serem memorizadas por tentativa e erro, a qual se fundamenta em uma perspectiva comportamentalista da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...