Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação especial e inclusiva, assinale a opção correta.

    A) Pessoas com deficiência devem ser atendidas, preferencialmente, em instituições especializadas de educação especial.

    B) O objetivo principal da educação especial inclusiva é promover a integração das crianças da comunidade.

    C) Educação especial é a modalidade de educação voltada aos educandos com deficiência, por isso não inclui aqueles que apresentem altas habilidades.

    D) O objetivo primordial e específico da educação inclusiva é adequar o ambiente escolar para atender aos estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular.

    E) O requisito fundamental para que uma escola seja caracterizada como inclusiva é que ela atenda crianças especiais de diferentes culturas.

Acerca da educação especial e inclusiva, assinale a opção correta.

    A) Pessoas com deficiência devem ser atendidas, preferencialmente, em instituições especializadas de educação especial.

    B) O objetivo principal da educação especial inclusiva é promover a integração das crianças da comunidade.

    C) Educação especial é a modalidade de educação voltada aos educandos com deficiência, por isso não inclui aqueles que apresentem altas habilidades.

    D) O objetivo primordial e específico da educação inclusiva é adequar o ambiente escolar para atender aos estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular.

    E) O requisito fundamental para que uma escola seja caracterizada como inclusiva é que ela atenda crianças especiais de diferentes culturas.

Com base no texto 5A4AAA, assinale a opção correta.

  • A. As práticas pedagógicas do CEI Hilca Schnaider dão sinais de oposição ao seguinte conceito de leitura e letramento defendido pela educadora Magda Soares: É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças.
  • B. Do trecho ‘o maior objetivo é que os pais percebam a qualidade das histórias que estão sendo trabalhadas com seus filhos’ (segundo parágrafo), concluiu-se que a progressão das crianças fica em segundo plano nos objetivos das atividades do CEI Olga Bremer.
  • C. Os alunos no CEI Olga Bremer praticam a atividade de leitura como atividade extraescolar.
  • D. No CEI Hilca Schnaider, as crianças não possuem liberdade de escolha dos livros, uma vez que passam por um processo semelhante a uma subida de “degraus” para o acesso à leitura.
  • E. O texto relata diferentes realidades nos dois CEI: no primeiro, há uma situação de familiarização da criança com o livro e a leitura; no segundo, esse processo inexiste.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

  • A. A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
  • B. O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos.
  • C. As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção.
  • D. Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas.
  • E. Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas.

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

  • A. Atividades encadeadas, continuadas e diversificadas são classificadas como sequências didáticas.
  • B. Desenho, pintura e modelagem não estão incluídos no referencial curricular como áreas de conhecimento, sendo consideradas atividades de importância secundária.
  • C. Atividade permanente é um conjunto de ações para a elaboração de um produto final a ser usado pela comunidade escolar.
  • D. Projeto didático é uma série de atividades que envolvem um mesmo conteúdo, planejadas com ordem crescente de dificuldade.
  • E. Sequência didática é uma série de atividades que envolvem conteúdos diversos e que faz parte do planejamento didático menor.

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da formação continuada dos profissionais da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. É vedada a participação dos professores da rede municipal de educação infantil em eventos de formação continuada que se realizem fora da escola onde eles trabalhem.
  • B. Os conhecimentos promovidos pelos cursos de formação continuada para professores da educação infantil restringem-se a noções de sabedoria experiencial e técnicas de criatividade.
  • C. Trata-se de um treinamento técnico, no qual o professor aprende a aplicar em sala de aula os procedimentos dispostos nos manuais que recebe da secretaria municipal de educação.
  • D. A formação continuada auxilia o professor a compreender o que está dando certo ou não em sua prática pedagógica.
  • E. A formação continuada constitui um concurso para os professores aprenderem a lidar com crianças portadoras de necessidades especiais.

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...