Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quais são as três práticas que permitem uma alfabetização significativa?
Leitura, paragrafação, análise lingüística.
Leitura, ortografia, escrita.
Leitura, produção de textos, literatura.
Leitura, produção de textos e análise lingüística.
No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.
Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas definidas pelos conselhos estaduais de educação.
Vinculação parcial entre a educação escolar e as práticas sociais.
Garantia de padrão de qualidade em instituições privadas de ensino.
Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que:
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem não está se alfabetizando.
Não está maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construirá seu conhecimento.
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem está se alfabetizando.
Não aprendeu corretamente, por isso um bom exercício é reescrever a palavra corrigida várias vezes.
Com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia em geral, a educação continuada torna-se imperiosa. A implantação da tecnologia educacional com ênfase na educação a distância pode ser mais um instrumento de abertura para outras perspectivas profissionais. Em relação às tecnologias educacionais é correto afirmar:
O homem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
O investimento inicial em tecnologias educacionais é mínimo, levando-se em conta que há toda uma série de exigências preliminares para que um programa seja produzido e atinja seus objetivos.
No Brasil não existe a resistência ao ensino a distância mais sua aceitação chega com meio século de atraso.
O homem nem sempre dependeu de alguma forma de tecnologia, mesmo primitivamente, sem nenhum recurso tecnológico, as pedrinhas ajudavam o pastor a contar suas ovelhas.
Trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe:
Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e registrar na ficha de avaliação.
Identificar o que o aluno ainda não faz só e mediar para que a resolução se efetive.
Identificar o que o aluno já sabe e propor conhecimentos mais complexos.
Identificar o que o aluno já sabe e propor vários exercícios de fixação.
O processo de discriminação e inferiorização da mulher é antigo, entretanto, adquire novas faces a partir das mudanças históricas que estamos vivenciando. Em relação a uma postura mais igualitária de educação é correto afirmar que:
Uma educação igualitária é uma discussão isolada e reflexiva por parte dos pedagogos para cada tipo de discriminação.
Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, não separando tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
Convém restringir o feminismo às questões que dizem exclusivamente a mulher e suas lutas.
Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, separando com critérios tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.
O ensino da escrita deve ser organizado para que se torne necessário às crianças; assim:
Deve ser sempre permeado por um sentido, um desejo, pressupondo um interlocutor.
Deve sempre utilizar brinquedos para ser entendido.
Constitui-se num objeto de conhecimento com fim em si mesmo.
Fazer cópias de texto dá sentido à aprendizagem.
Para a pedagogia, as relações das crianças na sociedade, intermediadas pela família, são um fenômeno mutável no tempo. Assim, é correto afirmar que:
Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade materna.
A família é uma instância importante no processo de socialização e no desenvolvimento da subjetividade autônoma.
Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade paterna.
Como instância mediadora entre o indivíduo e a sociedade, a família deveria promover a manutenção do egocentrismo infantil.
A escrita é um simbolismo de segunda ordem, pois:
Inviabiliza a ampliação do desenvolvimento mental.
Está no Nível de Desenvolvimento Potencial.
Não representa diretamente o objeto a que se refere.
Está relacionada diretamente à fala.
Um pedagogo comprometido com o seu tempo e com a sociedade brasileira reconhece na prática que não se erradica o analfabetismo se não se erradica a pobreza. Com esta compreensão, em termos de práticas educacionais, é correto afirmar que:
A educação infantil no país deve ser redesenhada e assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
O ensino fundamental no país deve ser redesenhado e a educação infantil assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
A educação infantil no país deve ser redesenhada e o ensino fundamental deve assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
Para dar prioridade ao atendimento da educação infantil, é necessário que haja a educação de adultos dos pais de família para que possam colaborar com os professores de seus filhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...