Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a

  • A.

    seleção.

  • B.

    inferência.

  • C.

    interação com a diversidade textual.

  • D.

    antecipação.

As quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são:

  • A.

    artes visuais, música, teatro e dança.

  • B.

    desenho, pintura, trabalhos manuais e canto.

  • C.

    teatro, pintura, escultura e dança.

  • D.

    sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar

  • A.

    a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa.

  • B.

    os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística.

  • C.

    as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico.

  • D.

    a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica.

A formação do educador, especialmente do educador de jovens e adultos, em um enfoque crítico, valoriza a

  • A.

    sociedade como fonte de aprendizagem.

  • B.

    titulação e a experiência prévia.

  • C.

    capacitação para a instrução técnica e industrial.

  • D.

    preparação para a missão de transmitir os conteúdos necessários ao mercado de trabalho.

Numa visão crítica e emancipatória do esporte infantil, além da superação da submissão e da aceitação incondicional e inquestionável das regras, deve-se considerar que o

  • A.

    movimento e a corporeidade são comportamentos essencialmente motores.

  • B.

    uso do movimento pela criança não é influenciado por valores e normas culturais.

  • C.

    processo de desenvolvimento da criança é natural.

  • D.

    esporte infantil deve incentivar a competição com o outro.

Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que

  • A.

    a composição de textos informativos e curtos deve ser evitada, pois pouco auxiliam o processo de interpretação.

  • B.

    a produção de textos pela criança deve ser trabalhada depois do conhecimento da forma ortográfica das palavras.

  • C.

    as crianças, para começar a escrever, não precisam estudar gramática, pois já dominam a língua portuguesa na sua modalidade oral.

  • D.

    a maioria dos alunos não sabe produzir textos porque lêem pouco; daí a necessidade de se aumentar a quantidade de livros lidos na escola para que automaticamente se incrementem os processos de produção textual.

É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas

  • A.

    contribuem pouco para a formação do discente, dada sua natureza irregular.

  • B.

    limitam-se a dar conhecimento prévio aos alunos sobre eras anteriores.

  • C.

    constituem-se em momentos de aferição dos conhecimentos e da capacidade do aluno.

  • D.

    permitem um trabalho com objetos transformados em documentos.

Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que

  • A.

    aprender números é uma tarefa elementar, já que seu significado é exato, não sendo possíveis diversas leituras para um mesmo elemento.

  • B.

    o professor deve apresentar à criança situações do cotidiano para que ela compreenda e construa de modo natural o conceito de número, encorajando-a a pensar.

  • C.

    a manipulação de objetos é um recurso dispensável para a compreensão e a construção do número como expressão de quantidade e do numeral como indicação de número.

  • D.

    a criança precisa ser muito bem treinada nas noções primárias das operações matemáticas para poder construir sua própria compreensão do número.

Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:

Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.

 

Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:

  • A.

    Ler o texto em voz alta para a turma reproduzindo exatamente a forma como a criança escreveu e chamando a atenção para os erros ortográficos, a fim de que todos percebam os desvios e aprendam a forma correta de grafar as palavras de acordo com a língua padrão.

  • B.

    Após ter marcado os erros ortográficos, chamar o aluno para conversar com ele sobre os problemas de escrita e pedir-lhe que faça uma cópia de seu texto sem os problemas originais.

  • C.

    Tendo em vista que chamar o aluno para lhe mostrar os erros e corrigir seu texto coletivamente, diante da turma, seria uma situação constrangedora para a criança, o mais correto seria chamar a orientadora educacional e encaminhar a criança a um atendimento fonoaudiológico, pois, pode-se perceber pelos desvios de seu texto que ela apresenta dislexia.

  • D.

    A professora deve ler o texto em voz alta para a turma, respeitando seu conteúdo, mas evitando reproduzir os erros ortográficos e as variações dialetais, que serão corrigidos em momento oportuno.

Sobre o ensino da matemática, é correto afirmar que

  • A.

    não é necessário que a organização das estruturas matemáticas, na seqüência curricular, corresponda ao nível de desenvolvimento das estruturas operatórias da inteligência em cada grupo de alunos.

  • B.

    essa disciplina constitui, somente de forma secundária, um meio de interação entre pessoas. As atitudes, os valores e os sentimentos são levados em consideração mais pelas ciências das humanidades.

  • C.

    as informações abstratas, em um primeiro momento, devem ser transmitidas verbalmente, "logicamente" pelo professor, e posteriormente vivenciadas pelos alunos.

  • D.

    essa disciplina lida com as conexões estruturais efetivas entre conceitos ligados às idéias de número e de forma, ao mesmo tempo que suas aplicações a problemas, tais como são postos na realidade.

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