Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é
introduzir o indivíduo na literatura e na arte.
compreender a finalidade da escrita.
universalizar o entendimento das pessoas a respeito de um dado saber ou pensamento.
entender as convenções sociais de maneira linear, pelo estudo da gramática.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na produção de textos infantis, deve-se considerar que
é interessante perguntar à criança o significado do que ela escreveu, e é fundamental anotar suas respostas para acompanhar seu desenvolvimento.
os rabiscos e desenhos infantis constituem elementos das habilidades artísticas da criança, não devendo ser confundidos com escrita.
a criança, quando diz que está escrevendo, não tem idéia do que seja a escrita, encarando-a como uma brincadeira. Daí a importância de se estabelecer um roteiro prévio do que ela deve escrever.
a criança, quando escreve, procura copiar palavras já vivenciadas, conhecidas; por isso, o professor deve redobrar sua atenção ao corrigir os escritos infantis.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que
não se utiliza de recursos especiais para representar alguns sons da fala.
um mesmo segmento fonético não pode ser representado por diferentes letras.
a relação entre as letras e os sons da fala é automática, pelo fato de a escrita ser o espelho da fala.
suas características básicas são o uso alfabético das letras, o uso de letras sem som na fala, o uso de sinais diacríticos e o uso morfológico de letras.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:
é pedagogicamente aconselhável que se ensine a escrita cursiva, devendo-se evitar a escrita de forma.
é mais importante desenvolver a habilidade motora das crianças para desenhar as letras. A representação e o significado do que se escreve é um elemento abstrato e deve ser explorado nas séries seguintes.
o objetivo principal da escrita é permitir a leitura; por isso a finalidade precípua da alfabetização é ensinar a escrever.
a origem social do indivíduo tem interferência secundária na aquisição da escrita.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a
formação da consciência dos educandos.
do saber formal, científico, técnico e artístico.
formação do homem como elemento transformador do seu mundo.
adaptação do indivíduo ao meio social, para que aprenda as respostas úteis aos desafios do ambiente.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sabe-se que um dos papéis da escola é possibilitar às novas gerações a apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade. Sabe-se também que essa instituição é constituída por pessoas, seres que interagem e que buscam incessantemente novos conhecimentos. Por isso, a escola do século XXI deve adotar a seguinte premissa:
para que o professor acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, promovendo uma educação de qualidade, deve-se oferecer-lhe um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, instrumentos de formação continuada.
uma forma de obter o envolvimento do aluno no ensino matemático é explorar sua capacidade de entender o que o professor transmite e relacionar o conteúdo transmitido com o que ele conhece e domina, contextualizando esse conteúdo.
é na escola que o aluno adquire as habilidades de atribuir significados, estabelecer correspondências e fazer ordenações lógicas; daí a importância da escola no desenvolvimento da linguagem científica e matemática.
as brincadeiras e o trabalho com materiais pedagógicos devem ser explorados pelo professor como atividades motoras, mas pouco influem na aquisição da logicidade pelo indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...