Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Dentre as características da gestão democrática de uma escola, destaca-se o (a)
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Considerando-se a importância da interação social para o processo de humanização do indivíduo, pode-se afirmar, em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, que
é impossível que seu desenvolvimento ocorra em um processo previsível, linear e gradual.
seu processo de desenvolvimento segue parâmetros previamente definidos e padronizados.
os espaços específicos de ensino-aprendizagem devem ser homogêneos e individualizados, distinguindo grupos específicos e privilegiando procedimentos reabilitadores e terapêuticos.
as diversidades pessoais, culturais e sociais dos educandos funcionam como fatores limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a
amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o humano, o ambiente e o conhecimento.
importância do livro didático como vetor principal da prática pedagógica.
estrutura curricular oficial como eixo disciplinador da ação pedagógica e do ambiente escolar.
preponderância do papel do professor em relação ao do aluno, em seus diferentes níveis e dimensões.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve
motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.
buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.
transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.
garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo
infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.
infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.
de adultos especialmente dotados.
juvenil, após a conclusão de sua formação básica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.
brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.
o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.
o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...