Questões de Pedagogia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Tratando da Orientação Educacional, Grinspun pretende indicá-la como uma necessidade, explicitada, inicialmente, como uma prática que deve estar inserida no Projeto Político-Pedagógico da escola. Nesse sentido, a Orientação não será desvinculada do contexto, mas, ao contrário, será vinculada aos objetivos sócio-políticos da escola. Para atender a essa demanda deverá ser atribuição da Orientação Educacional:

  • A.

    participar dos conselhos de classe, buscando conhecer e acompanhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos;

  • B.

    estimular projetos de estudo, continuamente, para acompanhar a evolução e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;

  • C.

    trabalhar com um planejamento participativo, sempre voltado para uma concepção crítica;

  • D.

    organizar reuniões com a equipe de professores para estar, permanentemente, avaliando o trabalho realizado;

  • E.

    criar condições para que o trabalho pedagógico aconteça numa perspectiva que atenda às necessidades e características da comunidade.

Outros documentos legais, posteriores à Lei de Diretrizes e Bases 4064/61, dão o perfil da Orientação Educacional em termos de funções. Encontramos no Parecer 632/69 os objetivos da "Orientação Educativa", caracterizando-a como uma área pedagógica. Segundo esse Parecer é atribuída à Orientação Educacional a função de:

  • A.

    guiar os jovens em sua formação moral, cívica e religiosa e estimular o sentido de vida comunitário;

  • B.

    organizar conselhos de classe para classificar os alunos, segundo o seu rendimento escolar, nas suas respectivas turmas;

  • C.

    realizar aconselhamentos com crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, realizando entrevistas individuais;

  • D.

    contribuir para a adaptação dos alunos indisciplinados, desajustados ou problemáticos, dando a eles atendimento especial;

  • E.

    ter como principal preocupação a transmissão dos conhecimentos relacionados com as condições de vida dos homens.

Pela Reforma Capanema, a Lei Orgânica do Ensino Industrial institui o Serviço de Orientação Educacional com a finalidade de promover:

  • A.

    o atendimento à problemática vocacional e social dos alunos de cada escola;

  • B.

    o estabelecimento de um "clima educativo" que propiciasse ao aluno a consecução dos objetivos educacionais da escola;

  • C.

    a construção do conhecimento, através de uma visão da relação sujeito-objeto;

  • D.

    a responsabilização do processo educacional na formação da cidadania;

  • E.

    a correção e encaminhamento dos alunos-problema e a elevação das qualidades morais.

Fernando Azevedo, em seu livro A Cultura Brasileira (1971), diz que não podemos separar a Educação, da história da cultura de nosso país. Segundo esta abordagem, o papel do Orientador Educacional, será, em primeiro lugar:

  • A.

    organizar festas comunitárias incentivando a integração de alunos, professores e famílias;

  • B.

    resgatar a cultura através das possibilidades que o espaço de orientação oferece;

  • C.

    estudar os fatores culturais que influem no crescimento e desenvolvimento do educando;

  • D.

    analisar as dificuldades de aprendizagem escolar à luz do sistema educacional;

  • E.

    intervir nas condições materiais do ensino e no modo de atuar do professor, em benefício do educando.

A concepção de Orientação Educacional deve, hoje, estar comprometida, prioritariamente, com:

  • A.

    a diversidade da educação, questionando valores pessoais e sociais, submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo;

  • B.

    a função que a escola tem de repassar conteúdos, preocupando-se com o aspecto informativo no desenvolvimento do educando;

  • C.

    o fracasso ou o sucesso escolar e social do aluno, considerado individualmente no contexto escolar;

  • D.

    o atendimento individual ao maior número de alunos, tendo em vista a integração ao grupo social;

  • E.

    o atendimento às famílias dos alunos que apresentem dificuldades, para que tomem consciência delas e busquem soluções.

À luz da imagem acima e das contribuições da Sociologia, podemos destacar três abordagens sobre as relações entre educação e sociedade. A primeira vê a sociedade como um conjunto harmonioso, cabendo à educação a veiculação de valores éticos, integrando os indivíduos ao todo social existente. Para a segunda, a educação é o reflexo da sociedade, estando exclusivamente a serviço de uma determinada classe social, e a terceira "tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social". (LUCKESI)

A opção que apresenta, respectivamente, as concepções e/ou marcas das abordagens acima apontadas é:

  • A.

    redenção, reprodução e transformação;

  • B.

    teoria da escola dualista, violência simbólica e reprodutivismo;

  • C.

    comportamentalismo, a escola como aparelho ideológico do estado e tecnicismo;

  • D.

    reprodutivismo, funcionalismo e teorias antiautoritárias;

  • E.

    positivismo, redenção e transformação.

Nos anos 90, a política pública brasileira foi marcada pelo ideário neoliberal. A opção INCOERENTE com esse ideário é:

  • A.

    a crise educacional deve-se, entre outras razões, a uma gestão escolar ineficiente que não sabe administrar os recursos existentes;

  • B.

    o clientelismo e a burocracia estatal presentes na política pública são, dentre outros motivos, responsáveis pela crise educacional;

  • C.

    a produção educacional deve estar subordinada às necessidades apontadas pelo mercado de trabalho;

  • D.

    como o Estado é ineficiente, a palavra de ordem é privatizar; a escola deve ser pensada e organizada como uma empresa produtiva;

  • E.

    a qualidade total é defendida para que a educação desempenhe sua função social de criar fontes de trabalho e garantir empregos, não se restringindo à mera empregabilidade.

Um Secretário Municipal de Educação constatou que tinha atendido plenamente às necessidades de sua área de competência. Observou, no entanto, que gastou apenas 20% dos recursos vinculados constitucionalmente para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). Assim, ele decidiu inaugurar uma escola de nível médio, já que lhe r e s tavam 5% dos recursos vinculados, obrigatoriamente, para o ensino. Considerando as determinações da atual LDB, é possível afirmar que:

  • A.

    o Secretário agiu conforme a lei, visto que ele já tinha atendido plenamente às necessidades de sua área de competência, ou seja, a educação infantil e ensino fundamental;

  • B.

    ainda que louvável a atitude do Secretário, ele não cumpriu a lei, pois esta determina que o Município atue exclusivamente na área infantil e fundamental;

  • C.

    ainda que o Secretário tenha atendido às necessidades de sua área de competência, ele não respeitou a LDB, pois deveria ter utilizado recursos acima dos percentuais mínimos vinculados constitucionalmente à manutenção e desenvolvimento do ensino;

  • D.

    o Secretário não respeitou a LDB, pois os recursos vinculados de um Município não podem ser utilizados na abertura de escola de nível médio; ele poderia, por exemplo, ter investido na melhoria da qualidade da merenda escolar das escolas do nível fundamental;

  • E.

    o Secretário não seguiu a LDB, pois esta determina que quando sobram recursos vinculados, estes devem ser aplicados, preferencialmente, em obras de infraestrutura escolar.

Piaget e Vygotsky reconhecem a importância das interações no processo de desenvolvimento. No entanto, os referidos autores assumem posições distintas em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, conseqüentemente, no papel da intervenção pedagógica. Suas teorias apresentam, respectivamente, as seguintes premissas:

  • A.

    a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se à aprendizagem;

  • B.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sóciohistórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento;

  • C.

    a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a s i m u l taneidade da aprendizagem e do desenvolvimento, enquanto a abordagem sóciohistórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem um impacto decisivo no desenvolvimento;

  • D.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto a abordagem histórico-cultural de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem um papel decisivo no desenvolvimento;

  • E.

    a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto na abordagem histórico-cultural de Vygotsky o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.

Ao utilizar em sala de aula charges, histórias em quadrinhos, pinturas e outros recursos visuais aliados à escrita, o professor tem por objetivo trabalhar as linguagens:

  • A.

    denotativa e conotativa;

  • B.

    popular e regional;

  • C.

    formal e informal;

  • D.

    verbal e não verbal;

  • E.

    coloquial e técnica.

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