Questões de Pedagogia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva. Contudo, esse processo contínuo é caracterizado por diversas fases ou períodos. Cada etapa caracteriza um momento específico do desenvolvimento, num processo contínuo em que as crianças constroem certas estruturas cognitivas. Para o autor, o desenvolvimento segue, seqüencialmente, as seguintes etapas:

  • A.

    sensório-motora, pré-operatória, operatório-concreta e operatório-formal;

  • B.

    sensório-motora, pré-operatória, operatório-formal e operatório-concreta;

  • C.

    pré-operatória, sensório-motora, operatório-concreta e operatório-formal;

  • D.

    pré-operatória, operatório-concreta, operatório-formal e sensório-motora;

  • E.

    pré-operatória, sensorial, operatório-sensorial e operatório-formal.

O quadro abaixo, de autoria de Antonio Nóvoa, ajuda a clarificar o papel que os diferentes atores podem desempenhar no interior de um estabelecimento de ensino. Nele, o autor distingue três áreas de intervenção nas escolas, para além dos domínios relacionados com o sistema educativo e a administração do ensino.

Numere a primeira coluna de acordo com a segunda, identificando a área de intervenção a que estariam relacionadas as seguintes "ações" solicitadas à equipe de supervisão educacional de uma escola:

A numeração mais adequada é:

  • A.

    1 - 3 - 2 - 2;

  • B.

    2 - 2 - 1 - 3

  • C.

    2 - 3 - 1 - 3;

  • D.

    1 - 2 - 1 - 3;

  • E.

    3 - 2 - 1 - 2.

Leia o diálogo abaixo.

"Na sala dos professores, três colegas de trabalho estão corrigindo as provas de seus alunos. Cristina, ao completar a correção da prova de Marcelo, mostra-se feliz com o resultado e exclama:

- É o que eu sempre digo: o que é bom, já nasce feito!

Mara, ao ouvir a fala da colega, imediatamente responde:

- Sinto muito, mas não concordo! Se o que é bom já nasce feito, então qual é o papel da escola? Somos uma tábula rasa, uma folha em branco. O ambiente tem poder decisivo no desenvolvimento humano, já que o aluno é controlado pelos estímulos do professor. O ser humano é fruto do meio em que vive.

Após ouvir suas colegas, Ricardo comentou:

- Bem, acho que não concordo com vocês! Penso que o desenvolvimento humano se dá a partir da interação entre o organismo e o meio, pois ambos se influenciam mutuamente. Sendo assim, acredito na construção do conhecimento como um processo que envolve as interações dos alunos com o mundo físico e social."

De acordo com a situação apresentada, podemos afirmar que as concepções de desenvolvimento dos professores são, respectivamente:

  • A.

    inatista, interacionista e construtivista;

  • B.

    construtivista, comportamentalista e interacionista;

  • C.

    inatista, comportamentalista e interacionista;

  • D.

    inatista, construtivista e interacionista;

  • E.

    comportamentalista, interacionista e construtivista.

"O livro didático não pode ser ignorado. Sua presença tem sido muito forte na prática pedagógica dos professores, constituindo-se, às vezes, no único referencial para seu trabalho em sala-de-aula. Essa situação precisa ser revertida". (A Escola e Sua Função Social - Raízes e Asas - nº 1 - pág. 30)

Ao debater o livro didático com a equipe de professores, o Supervisor Educacional comprometido com a transformação da realidade social diria que:

 I - independentemente da forma como é apresentado, o importante é analisar se o livro didático contém o conteúdo.

II - o professor é o sujeito que dá a direção e o livro didático é um recurso de apoio.

III - o livro didático não pode ser absolutizado, mas colocado a serviço da ação pedagógica planejada pelo professor.

IV - o livro didático é um recurso técnico; portanto, é ideologicamente neutro e deve ser avaliado somente por critérios técnicos.

 Estão corretas as respostas

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    I, II e III;

  • E.

    I e IV.

Para que o professor construa sua prática pedagógica em sala de aula, é de fundamental importância o recurso à resolução de problemas, pois desenvolve formas de raciocínio e procedimentos adequados nas primeiras séries. Outro recurso é a utilização de:

  • A.

    computador

  • B.

    abstração

  • C.

    fórmulas

  • D.

    cópias

  • E.

    recursos simbólicos.

"Depois das teorias críticas e pós-críticas, não podemos mais olhar para o currículo com a mesma inocência de antes. O currículo tem significados que vão além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram... O currículo é documento de identidade". (SILVA, T. T., 1999).

Baseando-se no texto acima, a opção que completa a tabela é:

  • A.

    1 = poder; 2 = cultura; 3 = eficiência; 4 = representação;

  • B.

    1 = eficiência; 2 = poder; 3 = representação; 4 = cultura;

  • C.

    1 = representação; 2 = cultura; 3 = poder; 4 = identidade;

  • D.

    1 = cultura; 2 = eficiência; 3 = organização; 4 = poder;

  • E.

    1 = identidade; 2 = cultura; 3 = eficiência; 4 = poder.

No processo educacional moderno, o aluno é o agente da construção do seu conhecimento. Sendo assim, um dos papéis do professor que ensina Matemática no Ensino Fundamental é o de:

  • A.

    repressor

  • B.

    explorador;

  • C.

    mediador;

  • D.

    expositor;

  • E. treinador.

"A educação, não importando o grau em que se dá, é sempre uma teoria do conhecimento que se põe em prática.(...) O supervisor é um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica da educação. Tem a ver com o conhecimento, com a teoria do conhecimento. O que se pode perguntar é: qual o objeto de conhecimento que interessa diretamente ao supervisor? (Freire, 1982)

A alternativa que melhor responde à pergunta de Freire é:

  • A.

    os objetivos da escola, em interação com os objetivos gerais traçados pelos diferentes sistemas de ensino;

  • B.

    o processo ensino-aprendizagem, que está se dando na relação educador / educando, ou seja, o ato de conhecer;

  • C.

    as relações interpessoais que se dão no interior da escola: professor / aluno; professor / equipe técnicoadministrativa; equipe dirigente / alunos / funcionários;

  • D.

    a avaliação e o controle do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe docente e outros profissionais que atuam na escola;

  • E.

    o educando, em seus aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos, sua adaptação ao ambiente escolar e sua motivação para o processo educativo.

"A mudança na escola só se dará quando o trabalho for coletivo, articulado entre todos os atores da comunidade escolar, num exercício individual e grupal de trazer as concepções, compartilhá-las, ler as divergências e as convergências e, mediante esses confrontos, construir o trabalho".

(ORSOLON, 2001) Com base no texto acima, a opção que apresenta ações mais adequadas ao papel do Supervisor Educacional é:

  • A.

    observar, articular, controlar;

  • B.

    articular, observar, incentivar;

  • C.

    mediar, controlar, observar;

  • D.

    articular, mediar, incentivar;

  • E.

    incentivar, observar, controlar.

Interessada em ressignificar o papel da supervisão educacional, a equipe supervisora de uma escola optou por adotar uma prática coerente com os pressupostos da corrente ideológica transformadora. Nesta concepção, a função supervisora caracteriza-se por:

 I - estar baseada num positivismo otimista, pelo qual os conflitos são omitidos e é feita a apologia de uma sociedade desejável.

II - ser essencialmente política e não principalmente técnica.

III - ser implementadora do currículo oficial nas escolas e orientadora dos professores na execução dos programas oriundos dos sistemas de ensino.

IV - estar voltada, essencialmente, para garantir a efetividade e eficiência dos meios e a eficácia dos resultados do trabalho pedagógico na escola.

V - estar voltada, essencialmente, para favorecer momentos de reflexão, explicitando contradições e conflitos, de modo a determinar as prioridades do trabalho pedagógico das escolas.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I e V;

  • E.

    II e V.

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