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Muito se tem discutido sobre a rotina no cotidiano das instituições de educação infantil. Sobre ela podese dizer que:
quanto mais rígidos os horários previamente estabelecidos pela direção, mais sucesso teremos na realização dos objetivos desejados com a criança;
a organização do tempo de forma rígida é fator de pressão e desgaste para adultos e crianças, que precisam de uma rotina livre de horários marcados e atividades pré-estabelecidas;
pais e filhos precisam adaptar-se à rotina estabelecida na instituição sob o preço de termos que ser uma instituição diferente para cada família; portanto, assim como nos hospitais pacientes se submetem à rotina, nas instituições de educação infantil também deve ser assim;
é um instrumento que dinamiza a aprendizagem e é grande facilitadora do desenvolvimento e das percepções da criança sobre o tempo e o espaço; a rotina é fonte de segurança para a criança, orientando não só suas ações como também as do educador;
é sinônimo de monotonia; a palavra-chave para a organização do tempo nas instituições é criatividade, já que o planejamento é um instrumento pouco eficaz para o trabalho com crianças pequenas.
A nova L.D.B., promulgada em dezembro de 1996, estipula que os profissionais que atuam diretamente junto a crianças de 0 a 6 anos devem ser professores (modalidade normal médio) e/ou ter formação superior. Além dessas formações, é consenso que os educadores devem receber uma formação continuada em seu próprio local de trabalho. A formação em serviço deve:
levar o educador a realizar seu trabalho de modo produtivo e ágil;
ajudar o profissional a não se envolver emocionalmente com as crianças e suas famílias, mantendo sempre uma postura distante e adequada para realizar suas tarefas;
criar condições para o estabelecimento de um processo reflexivo a fim de que o educador possa aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e se distanciar dos aspectos ligados ao cuidado, tais como o banho, o sono, alimentação, rompendo assim com a tradição assistencialista dessas instituições;
estimular a intuição do educador e valorizar seus conhecimentos prévios;
oferecer um espaço de reflexão sobre suas ações cotidianas, que levem a questionamentos e conseqüente desenvolvimento pessoal e profissional, com ações intencionais e coerentes com o projeto político pedagógico.
O procedimento ideal na troca de fraldas é:
ocorrer a troca 3 vezes por dia;
lavar corretamente as mãos após a troca de fraldas, evitando assim o risco de transmissão de doenças para o funcionário e outras crianças;
não lavar a criança quando ela está só molhada com urina;
dobrar bem as fraldas com fezes e guardá-las em sacos plásticos;
descartar as fraldas de pano após um mês de uso e substituí-las por novas, como recomendam os manuais.
Quando se considera a segurança da criança dentro da creche, o importante é que:
bebês até 2 anos e crianças maiores não ocupem espaços próximos, evitando que tenham contato durante o dia;
todos os móveis destinados às crianças sejam de plásticos e/ou borracha;
trepa-trepas, escorregas e gangorras sejam de construção sólida, firmes ao chão e longe de muros;
piscinas em creches sejam mantidas vazias e enchidas no dia das aulas de natação;
as creches trabalhem com vigilantes treinados em segurança, que deverão estar atentos a todas as crianças (além das professoras e auxiliares), permitindo que a taxa de acidentes diminua significativamente.
Uma das grandes contribuições do pensamento de Vygotsky à Educação é:
a sua alusão permanente aos processos de maturação biológica, ou seja, não devemos expor conteúdos que estejam além do que a criança pode entender ou perceber;
a ênfase que dá ao papel do professor como mediador e promotor de desenvolvimento: ele deve ser ativo em suas intervenções, pois é assim que contribui para que a criança alcance, entre outras, as formas superiores de pensamento;
a colaboração sobre o desenvolvimento do pensamento da criança, a partir dos 4 anos de idade;
a de enfatizar a necessidade dos educadores tornarem-se grandes observadores do comportamento da criança e, assim, eleger os momentos privilegiados para direcionar suas descobertas;
a de cooperar para que educadores aprendam a levantar hipóteses sobre os seus alunos.
Pode-se dizer que, para Piaget, ensinar significa:
transmitir conhecimentos através de recursos tecnológicos;
deixar a criança experimentar, não interferindo no que faz;
trabalhar com o que chama de ensaio e erro;
proporcionar atividades grupais e a troca entre pares;
observar, acompanhar e encorajar o pensamento da criança.
As histórias infantis com seus enredos fantásticos, cheias de movimento, surpresas e espantos, retratam bem o pensamento pré-operatório da criança. Por isso, ela entende e percebe com facilidade as situações descritas, que correspondem, especialmente, a uma característica de seu pensamento nessa fase. Essa característica é denominada:
intuição
animismo;
associação;
reversibilidade
concentração.
A organização do currículo, já na creche e préescola, tem sido feita através de projetos didáticos, que são propostos como uma estratégia de ensino. Sobre essa abordagem podemos dizer que:
Decroly e Montessori foram seus idealizadores;
os chamados centros de interesse são a principal referência para o trabalho do professor;
o trabalho se organiza a partir de temas que abrem possibilidades para a criança integrar, criar relações e entender de forma ampla seu ambiente, atribuindo-lhe significados;
a adesão à pedagogia de projetos se deu de forma intensa porque, didaticamente, organiza os conteúdos a serem transmitidos pelo professor através de temas eleitos pelos próprios alunos que, por isso, mostramse mais interessados e participativos;
Piaget foi o grande inspirador da pedagogia de projetos, que deve ser desenvolvida sempre levando em conta as características cognitivas da criança, abrindo, assim, possibilidades para a pesquisa e o desenvolvimento do aluno.
As crianças na faixa etária de 0 a 4 (anos) utilizam, essencialmente, determinados recursos para aprenderem e se desenvolver. Alguns deles são:
a imitação, a linguagem e o faz-de-conta;
a independência, a espontaneidade e a linguagem;
o movimento, a autonomia e o raciocínio;
o pensamento lógico, a curiosidade e a interação;
a liberação do pensamento concreto, a brincadeira e a autonomia.
O atendimento à criança na faixa etária de 0 a 1 (ano) ainda é o mais questionado, não só pela sua precocidade como também pelo tipo de atendimento que se deve prestar a ela. Os estudos mais recentes, porém, nos apontam direções a serem seguidas, como as que se encontram em:
O berçário deve ser um ambiente amplo, claro, com babás competentes que não deixem os bebês esperando muito para receber os cuidados de que tanto necessitam: troca de fraldas, comida, banho e sol. Esse é o grande foco do trabalho no cotidiano do berçário.
O local escolhido para a movimentação da criança, no berçário, deve ser pequeno e os objetos manipuláveis, de plástico (para que elas não se machuquem); devem ser alimentadas em grupos de 3 bebês para cada professora; o asseio deve ser rápido para que a criança não se resfrie; o desfralde deve ser feito aos 8 meses, em horários pré-determinados, ao longo do dia e em grupo, já que sabemos que as crianças aprendem pela imitação.
As educadoras de berçários devem ser receptivas e devem estabelecer um vínculo significativo com os bebês, percebendo suas características e necessidades individuais. O ambiente do berçário deve ser amplo e arejado, bem como muito bem planejado, para que eles possam explorá-lo e interagir com outros bebês, ampliando assim sua experiência com o mundo.
Os educadores de berçário, em função da faixa etária atendida, devem ter uma formação essencialmente ligada à saúde e à psicomotricidade. A estimulação precoce levará ao desenvolvimento da criança que, além dos cuidados básicos e essenciais como a alimentação, deverá, em pelo menos três momentos do dia, vivenciar exercícios corporais apropriados em um local alegre, colorido e agradável.
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