Questões de Pedagogia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Muito se tem discutido sobre a rotina no cotidiano das instituições de educação infantil. Sobre ela podese dizer que:

  • A.

    quanto mais rígidos os horários previamente estabelecidos pela direção, mais sucesso teremos na realização dos objetivos desejados com a criança;

  • B.

    a organização do tempo de forma rígida é fator de pressão e desgaste para adultos e crianças, que precisam de uma rotina livre de horários marcados e atividades pré-estabelecidas;

  • C.

    pais e filhos precisam adaptar-se à rotina estabelecida na instituição sob o preço de termos que ser uma instituição diferente para cada família; portanto, assim como nos hospitais pacientes se submetem à rotina, nas instituições de educação infantil também deve ser assim;

  • D.

    é um instrumento que dinamiza a aprendizagem e é grande facilitadora do desenvolvimento e das percepções da criança sobre o tempo e o espaço; a rotina é fonte de segurança para a criança, orientando não só suas ações como também as do educador;

  • E.

    é sinônimo de monotonia; a palavra-chave para a organização do tempo nas instituições é criatividade, já que o planejamento é um instrumento pouco eficaz para o trabalho com crianças pequenas.

A nova L.D.B., promulgada em dezembro de 1996, estipula que os profissionais que atuam diretamente junto a crianças de 0 a 6 anos devem ser professores (modalidade normal médio) e/ou ter formação superior. Além dessas formações, é consenso que os educadores devem receber uma formação continuada em seu próprio local de trabalho. A formação em serviço deve:

  • A.

    levar o educador a realizar seu trabalho de modo produtivo e ágil;

  • B.

    ajudar o profissional a não se envolver emocionalmente com as crianças e suas famílias, mantendo sempre uma postura distante e adequada para realizar suas tarefas;

  • C.

    criar condições para o estabelecimento de um processo reflexivo a fim de que o educador possa aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e se distanciar dos aspectos ligados ao cuidado, tais como o banho, o sono, alimentação, rompendo assim com a tradição assistencialista dessas instituições;

  • D.

    estimular a intuição do educador e valorizar seus conhecimentos prévios;

  • E.

    oferecer um espaço de reflexão sobre suas ações cotidianas, que levem a questionamentos e conseqüente desenvolvimento pessoal e profissional, com ações intencionais e coerentes com o projeto político pedagógico.

O procedimento ideal na troca de fraldas é:

  • A.

    ocorrer a troca 3 vezes por dia;

  • B.

    lavar corretamente as mãos após a troca de fraldas, evitando assim o risco de transmissão de doenças para o funcionário e outras crianças;

  • C.

    não lavar a criança quando ela está só molhada com urina;

  • D.

    dobrar bem as fraldas com fezes e guardá-las em sacos plásticos;

  • E.

    descartar as fraldas de pano após um mês de uso e substituí-las por novas, como recomendam os manuais.

Quando se considera a segurança da criança dentro da creche, o importante é que:

  • A.

    bebês até 2 anos e crianças maiores não ocupem espaços próximos, evitando que tenham contato durante o dia;

  • B.

    todos os móveis destinados às crianças sejam de plásticos e/ou borracha;

  • C.

    trepa-trepas, escorregas e gangorras sejam de construção sólida, firmes ao chão e longe de muros;

  • D.

    piscinas em creches sejam mantidas vazias e enchidas no dia das aulas de natação;

  • E.

    as creches trabalhem com vigilantes treinados em segurança, que deverão estar atentos a todas as crianças (além das professoras e auxiliares), permitindo que a taxa de acidentes diminua significativamente.

Uma das grandes contribuições do pensamento de Vygotsky à Educação é:

  • A.

    a sua alusão permanente aos processos de maturação biológica, ou seja, não devemos expor conteúdos que estejam além do que a criança pode entender ou perceber;

  • B.

    a ênfase que dá ao papel do professor como mediador e promotor de desenvolvimento: ele deve ser ativo em suas intervenções, pois é assim que contribui para que a criança alcance, entre outras, as formas superiores de pensamento;

  • C.

    a colaboração sobre o desenvolvimento do pensamento da criança, a partir dos 4 anos de idade;

  • D.

    a de enfatizar a necessidade dos educadores tornarem-se grandes observadores do comportamento da criança e, assim, eleger os momentos privilegiados para direcionar suas descobertas;

  • E.

    a de cooperar para que educadores aprendam a levantar hipóteses sobre os seus alunos.

Pode-se dizer que, para Piaget, ensinar significa:

  • A.

    transmitir conhecimentos através de recursos tecnológicos;

  • B.

    deixar a criança experimentar, não interferindo no que faz;

  • C.

    trabalhar com o que chama de ensaio e erro;

  • D.

    proporcionar atividades grupais e a troca entre pares;

  • E.

    observar, acompanhar e encorajar o pensamento da criança.

As histórias infantis com seus enredos fantásticos, cheias de movimento, surpresas e espantos, retratam bem o pensamento pré-operatório da criança. Por isso, ela entende e percebe com facilidade as situações descritas, que correspondem, especialmente, a uma característica de seu pensamento nessa fase. Essa característica é denominada:

  • A.

    intuição

  • B.

    animismo;

  • C.

    associação;

  • D.

    reversibilidade

  • E.

    concentração.

A organização do currículo, já na creche e préescola, tem sido feita através de projetos didáticos, que são propostos como uma estratégia de ensino. Sobre essa abordagem podemos dizer que:

  • A.

    Decroly e Montessori foram seus idealizadores;

  • B.

    os chamados centros de interesse são a principal referência para o trabalho do professor;

  • C.

    o trabalho se organiza a partir de temas que abrem possibilidades para a criança integrar, criar relações e entender de forma ampla seu ambiente, atribuindo-lhe significados;

  • D.

    a adesão à pedagogia de projetos se deu de forma intensa porque, didaticamente, organiza os conteúdos a serem transmitidos pelo professor através de temas eleitos pelos próprios alunos que, por isso, mostramse mais interessados e participativos;

  • E.

    Piaget foi o grande inspirador da pedagogia de projetos, que deve ser desenvolvida sempre levando em conta as características cognitivas da criança, abrindo, assim, possibilidades para a pesquisa e o desenvolvimento do aluno.

As crianças na faixa etária de 0 a 4 (anos) utilizam, essencialmente, determinados recursos para aprenderem e se desenvolver. Alguns deles são:

  • A.

    a imitação, a linguagem e o faz-de-conta;

  • B.

    a independência, a espontaneidade e a linguagem;

  • C.

    o movimento, a autonomia e o raciocínio;

  • D.

    o pensamento lógico, a curiosidade e a interação;

  • E.

    a liberação do pensamento concreto, a brincadeira e a autonomia.

O atendimento à criança na faixa etária de 0 a 1 (ano) ainda é o mais questionado, não só pela sua precocidade como também pelo tipo de atendimento que se deve prestar a ela. Os estudos mais recentes, porém, nos apontam direções a serem seguidas, como as que se encontram em:

  • A.

    O berçário deve ser um ambiente amplo, claro, com babás competentes que não deixem os bebês esperando muito para receber os cuidados de que tanto necessitam: troca de fraldas, comida, banho e sol. Esse é o grande foco do trabalho no cotidiano do berçário.

  • B.

    O local escolhido para a movimentação da criança, no berçário, deve ser pequeno e os objetos manipuláveis, de plástico (para que elas não se machuquem); devem ser alimentadas em grupos de 3 bebês para cada professora; o asseio deve ser rápido para que a criança não se resfrie; o desfralde deve ser feito aos 8 meses, em horários pré-determinados, ao longo do dia e em grupo, já que sabemos que as crianças aprendem pela imitação.

  • C. Os bebês precisam, sobremaneira, de pessoas com experiência em cuidar de crianças pequenas. Bebês precisam ser estimulados a comer bem, a dormir com tranqüilidade e necessitam de muito carinho.
  • D.

    As educadoras de berçários devem ser receptivas e devem estabelecer um vínculo significativo com os bebês, percebendo suas características e necessidades individuais. O ambiente do berçário deve ser amplo e arejado, bem como muito bem planejado, para que eles possam explorá-lo e interagir com outros bebês, ampliando assim sua experiência com o mundo.

  • E.

    Os educadores de berçário, em função da faixa etária atendida, devem ter uma formação essencialmente ligada à saúde e à psicomotricidade. A estimulação precoce levará ao desenvolvimento da criança que, além dos cuidados básicos e essenciais como a alimentação, deverá, em pelo menos três momentos do dia, vivenciar exercícios corporais apropriados em um local alegre, colorido e agradável.

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