Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Segundo Demo (1995):
A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.
II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.
III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.
IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a certeza.
II. Essa nova cultura profissional não implica uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares.
III. o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
IV. A necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor.
V. O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento.
VI. A mudança do sistema deve partir do professor e de uma nova concepção do seu papel.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A educação escolar compõe-se de:
Educação básica, formada pela educação infantil e superior.
Educação superior, formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:
I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.
II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.
III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.
IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.
V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...