Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):
Ministério da Educação e Desportos.
Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?
O ativo e o passivo
O individual e o coletivo
O homogêneo e o heterogêneo
O autoritário e o democrático
O Linear e o cíclico
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):
Exame Nacional de Cursos (ENC)
Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)
Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A atual estrutura da educação escolar compreende:
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:
A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.
A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.
A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta.
O Projeto Político-Pedagógico compreende:
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão da produção, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o planejamento e o desenvolvimento institucional.
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - a infra-estrutura de serviços e - a avaliação institucional.
O diagnóstico institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização financeira, - o desenvolvimento organizacional e a avaliação institucional.
O diagnóstico da escola, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos burocráticos, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - o desenvolvimento institucional e - a avaliação institucional.
A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o processo eleitoral institucional, - o planejamento institucional e - a avaliação institucional.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Os sistemas municipais de ensino compreendem:
As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.
As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
As ações desenvolvidas no âmbito do Programa Sentinela não estão em consonância com:
A PNAS (Política Nacional de Assistência Social).
O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa à Convivência Familiar e Comunitária.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
No âmbito do Programa Sentinela, esgotadas todas as possibilidades de intervenção, sem mudança dos padrões violadores de direitos, a autoridade competente deverá ser informada por meio de que instrumento?
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O Programa Sentinela deve proporcionar atendimento psicossocial e jurídico por meio de procedimentos individuais e grupais, que considerem que aspectos?
I. A centralidade na família, visando apenas a uma reflexão sobre situações adversas das crianças e dos adolescentes.
II. O compromisso fundamental de proteção à criança e ao adolescente.
III. A compreensão da família em sua dinâmica interna e externa.
IV. A necessidade de atenções específicas de caráter social, psicológico e jurídico a crianças, adolescentes e famílias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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