Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

  • A.

    Ministério da Educação e Desportos.

  • B.

    Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

  • C.

    Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.

  • D.

    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

  • E.

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

  • A.

    O ativo e o passivo

  • B.

    O individual e o coletivo

  • C.

    O homogêneo e o heterogêneo

  • D.

    O autoritário e o democrático

  • E.

    O Linear e o cíclico

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

  • A.

    Exame Nacional de Cursos (ENC)

  • B.

    Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)

  • C.

    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

  • D.

    Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)

  • E.

    Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)

A atual estrutura da educação escolar compreende:

  • A.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.

  • B.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.

  • C.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • D.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.

  • E.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  • A.

    A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.

  • B.

    A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.

  • C.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.

  • D.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.

  • E.

    A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político-Pedagógico compreende:

  • A.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão da produção, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o planejamento e o desenvolvimento institucional.

  • B.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - a infra-estrutura de serviços e - a avaliação institucional.

  • C.

    O diagnóstico institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização financeira, - o desenvolvimento organizacional e a avaliação institucional.

  • D.

    O diagnóstico da escola, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos burocráticos, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - o desenvolvimento institucional e - a avaliação institucional.

  • E.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o processo eleitoral institucional, - o planejamento institucional e - a avaliação institucional.

Os sistemas municipais de ensino compreendem:

  • A.

    As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • B.

    As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • C.

    As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • D.

    A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • E.

    As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa Sentinela não estão em consonância com:

  • A. As garantias constitucionais.
  • B. O BPC (Beneficio de Prestação Continuada).
  • C. A LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social).
  • D.

    A PNAS (Política Nacional de Assistência Social).

  • E.

    O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa à Convivência Familiar e Comunitária.

No âmbito do Programa Sentinela, esgotadas todas as possibilidades de intervenção, sem mudança dos padrões violadores de direitos, a autoridade competente deverá ser informada por meio de que instrumento?

  • A. Relatório social.
  • B. Relatório domiciliar.
  • C. Relatório psicossocial.
  • D. Relatório circunstanciado.
  • E. Relatório de situação mental.

O Programa Sentinela deve proporcionar atendimento psicossocial e jurídico por meio de procedimentos individuais e grupais, que considerem que aspectos?

I. A centralidade na família, visando apenas a uma reflexão sobre situações adversas das crianças e dos adolescentes.

II. O compromisso fundamental de proteção à criança e ao adolescente.

III. A compreensão da família em sua dinâmica interna e externa.

IV. A necessidade de atenções específicas de caráter social, psicológico e jurídico a crianças, adolescentes e famílias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. Apenas II, III e IV estão corretas.
  • B. Apenas I, II e III estão corretas.
  • C. Apenas III e IV estão corretas.
  • D. Apenas II e IV estão corretas.
  • E. Apenas I e III estão corretas.
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