Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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A gestão democrática, de acordo com Gadotti (1994), apóia-se em alguns princípios. Analise as alternativas abaixo em relação aos princípios mencionados pelo citado autor:

 I. Desenvolvimento de uma consciência crítica.

II. Envolvimento das pessoas.

III. Participação e cooperação.

IV. Autonomia.

V. Desenvolvimento organizacional.

VI. Qualidade total.

VII. Avaliação dos professores pela direção da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  • A. Somente a I, II, III e IV são verdadeiras.
  • B. Somente a I, II , V e VII são verdadeiras.
  • C. Somente a I, III, IV e V são verdadeiras.
  • D. Somente a I, III, V e VI são verdadeiras.
  • E. Somente a III, IV, V, VI e VII são verdadeiras.

A proteção social relacionada ao Programa Sentinela é destinada ao atendimento das famílias e indivíduos em que situação?

  • A. Apenas risco pessoal.
  • B. Apenas risco social.
  • C. Risco produtivo.
  • D. Risco pessoal e social.
  • E. Risco de vida tão somente.

Analise as afirmativas abaixo, quanto aos objetivos do Programa Sentinela.

I. Identificar o fenômeno e riscos decorrentes.

II. Prevenir o agravamento da situação.

III. Promover e incitar o ciclo de violência.

IV. Contribuir para a devida responsabilização dos autores da agressão ou exploração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. Apenas I e IV estão corretos.
  • B. Apenas II e III estão corretos.
  • C. Apenas III e IV estão corretos.
  • D. Apenas I, II e III estão corretos.
  • E. Apenas I, II e IV estão corretos.

O Programa Sentinela é também chamado de:

  • A. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
  • B. Programa de Atenção Integral às Famílias.
  • C. Programa de Combate ao Analfabetismo.
  • D. Programa de Combate ao Trabalho Escravo.
  • E.

    Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças.

O Programa Sentinela faz parte de que tipo de proteção social?

  • A. Proteção básica.
  • B. Proteção especial.
  • C. Proteção normal.
  • D. Proteção informal.
  • E. Proteção integral.

Assinale a alternativa que indica o Plano Nacional do qual o Programa Sentinela faz parte.

  • A. Plano Nacional de Combate à AIDS.
  • B.

    Plano Nacional de Combate à Desnutrição Infantil.

  • C.

    Plano Nacional de Enfrentamento da Fome e da Miséria.

  • D.

    Plano Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

  • E.

    Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Qual o público alvo do Programa Sentinela?

  • A. Famílias desabrigadas.
  • B. Jovens infratores em liberdade assistida.
  • C.

    Crianças e adolescentes de sete a catorze anos, moradores de rua.

  • D.

    Crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual, tal como suas famílias.

  • E.

    Crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce, tal como suas famílias.

Quando foi criado o Programa Sentinela?

  • A. 1995.
  • B. 1999.
  • C. 2001.
  • D. 2004.
  • E. 2006.

Considere as seguintes afirmativas constantes da Resolução CNE/CEB 02/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental.

I. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

II. Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.

III. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

IV. Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, que leve em conta a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos, como por exemplo, a língua materna para populações indígenas e migrantes

V. As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  • A. Nenhuma das afirmativas é verdadeira.
  • B. Somente a I, II, e III são verdadeiras.
  • C. Somente a I, II, III e IV são verdadeiras.
  • D. Somente a I, II, III e V são verdadeiras.
  • E. As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.

Dado o texto abaixo:

____________________________: refere(m)-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima, de modo a dar sentido ao conceito formulado no Parecer CNE/CEB 04/98.

  • A. Parte diversificada
  • B. Paradigma curricular
  • C.

    Conteúdos mínimos das áreas de conhecimento

  • D. Parâmetros curriculares nacionais
  • E. Base nacional comum
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