Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto:
O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
projeto político pedagógico ; professores ; planejamento
plano de ensino ; pedagogos ; planejamento
currículo oculto ; professores ; contexto
plano de curso ; familiares ; diretor
plano de aula ; alunos ; currículo
Analise o seguinte texto:
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
tecnicista ; passivos
tecnicista ; participativos
progressista ; participativos
progressista ; passivos
tradicional ; participativos
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:
flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
esporádico, para não engessar o trabalho docente.
espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.
rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:
1. as condições reais de tempo.
2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.
3. as condições reais do local.
4. o conhecimento real dos estudantes.
5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.
6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?
Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.
Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.
Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.
Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes
Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:
conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações.
aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido.
seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido.
selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar.
utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.
o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.
a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.
elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.
definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o texto abaixo
Pesquisadores sinalizam que o Banco Mundial é uma organização ___________________________ e a sua política de educação passa a ser política pública nacional em alguns países.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
estatal
federal
pública
privada
filantrópica
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:
Não interferem na ação docente.
Refletem tanto a concepção de sociedade que se tem quanto o que se quer dessa sociedade.
São estratégias que sempre fracassam por serem descontextualizadas.
São desnecessárias no contexto educacional e representam desperdício de recursos públicos.
Não exercem nenhuma importância nas definições internas das instituições de ensino.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O que significa sistema educacional?
Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.
Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.
Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.
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