Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Analise o texto:

O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    projeto político pedagógico ; professores ; planejamento

  • B.

    plano de ensino ; pedagogos ; planejamento

  • C.

    currículo oculto ; professores ; contexto

  • D.

    plano de curso ; familiares ; diretor

  • E.

    plano de aula ; alunos ; currículo

Analise o seguinte texto:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    tecnicista ; passivos

  • B.

    tecnicista ; participativos

  • C.

    progressista ; participativos

  • D.

    progressista ; passivos

  • E.

    tradicional ; participativos

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

  • A.

    flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • B.

    rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • C.

    esporádico, para não engessar o trabalho docente.

  • D.

    espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.

  • E.

    rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.

Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:

1. as condições reais de tempo.

2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.

3. as condições reais do local.

4. o conhecimento real dos estudantes.

5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.

6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?

  • A.

    Fiscalizarem ininterruptamente o trabalho docente.

  • B.

    Contratarem os docentes e orientá-los para realizarem o trabalho pedagógico pautado em suas próprias concepções.

  • C.

    Repassarem mensalmente um valor para cada instituição de ensino administrar as despesas com folha de pagamento e estrutura física.

  • D.

    Elaborarem mensalmente instrumentos de avaliação para averiguar o desempenho dos estudantes

  • E.

    Terem a responsabilidade no processo de construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas.

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:

  • A.

    conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações.

  • B.

    aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido.

  • C.

    seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido.

  • D.

    selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar.

  • E.

    utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade.

Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:

  • A.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para todos e para todas.

  • B.

    o reconhecimento e a garantia do direito à educação para uma parcela da população.

  • C.

    a garantia a permanência nas instituições de ensino, preferencialmente, para os estudantes que apresentam os melhores índices de aproveitamento escolar.

  • D.

    elaborar exclusivamente os subsídios teóricos e metodológicos para serem implementados pelas instituições de ensino.

  • E.

    definir a linha filosófica coerente com os interesses do governo para as instituições aplicarem rigorosamente em seus espaços educacionais.

Analise o texto abaixo

Pesquisadores sinalizam que o Banco Mundial é uma organização ___________________________ e a sua política de educação passa a ser política pública nacional em alguns países.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    estatal

  • B.

    federal

  • C.

    pública

  • D.

    privada

  • E.

    filantrópica

Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:

  • A.

    Não interferem na ação docente.

  • B.

    Refletem tanto a concepção de sociedade que se tem quanto o que se quer dessa sociedade.

  • C.

    São estratégias que sempre fracassam por serem descontextualizadas.

  • D.

    São desnecessárias no contexto educacional e representam desperdício de recursos públicos.

  • E.

    Não exercem nenhuma importância nas definições internas das instituições de ensino.

O que significa sistema educacional?

  • A.

    Uma ordenação desmembrada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais preconizados para a população à qual se destina.

  • B.

    Uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • C.

    Uma estrutura rígida, com elementos organizados de maneira fragmentada e destinados à população em geral.

  • D.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados para a população à qual se destina.

  • E.

    Uma grade curricular estruturada linearmente, contendo vários elementos necessários à consecução dos objetivos educacionais recomendados, exclusivamente, para as instituições públicas.

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