Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.

Tal trabalho deve basear-se em:

  • A. formação técnica na área da engenharia.
  • B. formação técnica na área da construção civil e arquitetura.
  • C. escuta, diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos pedagógicos.
  • D. escuta e atendimento aos interesses e conforto do corpo diretivo da instituição como diretor e equipe de supervisão pedagógica.
  • E. escuta, e observação aos interesses expressos pelas famílias, transformando o espaço que seria pedagógico em local desejado para atendimento aos familiares das crianças.

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Qual das tendências pedagógicas, dentre as listadas abaixo, apareceu no Brasil nos fins dos anos de 1970 e destaca a necessidade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais?

  • A. Libertária
  • B. Tecnicista
  • C. Tradicional
  • D. Renovadora Progressiva
  • E. Crítico-social dos conteúdos

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

  • A. Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
  • B. Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
  • C. Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
  • D. Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
  • E. Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas.

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.

  • A. Piaget
  • B. Skinner
  • C. Vigotski
  • D. Freinet
  • E. Freud

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”.

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

  • A. Zona de Desenvolvimento Cultural.
  • B. Processo natural do desenvolvimento cultural.
  • C. Função cultural do desenvolvimento humano.
  • D. Lei genética geral do desenvolvimento cultural.
  • E. Lei espontânea do desenvolvimento da cultura.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à educação em saúde.

( ) As ações de educação em saúde na área da farmácia devem ser voltadas, exclusivamente, para ações individuais que ensinem o paciente a utilizar corretamente os medicamentos.

( ) De forma geral, podem ser identificados dois modelos de práticas de educação em saúde: modelo tradicional e modelo dialógico.

( ) O trabalho de educação em saúde deve ser construído de forma que promova o senso crítico, o conhecimento sobre os determinantes sociais e biológicos das doenças e as formas de intervir não só na realidade individual, mas sobre o ambiente e a sociedade.

( ) No modelo dialógico valoriza-se a transmissão de conhecimentos com o propósito de normalizar atitudes e comportamentos dos indivíduos conforme padrões estabelecidos pelos serviços e profissionais de saúde como ideais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F
  • B. V – F – V – V
  • C. F– V – V – V
  • D. F – V – V – F
  • E. F – F – V – F

O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:

1. Secretaria de Estado da Saúde

2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura

3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.

( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.

( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.

( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3

  • B.

    1 – 3 – 2

  • C.

    2 – 3 – 1

  • D.

    3 – 1 – 2

  • E.

    3 – 2 – 1

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.

( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – F

  • B.

    V – V – F – V

  • C.

    V – F – V – V

  • D.

    F – F – V – F

  • E.

    F – F – F – F

Sobre os atendimentos nos Serviços de Educação Especial, é correto afirmar:

1. A criança matriculada na Educação Infantil que apresentar deficiência auditiva será atendida em SAEDE/DA, disponibilizado, preferencialmente, na rede regular de ensino, objetivando a aquisição de LIBRAS como primeira língua.

2. Quando a criança apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deverá ser encaminhada para o atendimento de estimulação essencial oferecido no SAESP.

3. O educando com baixa visão, matriculado no Ensino Fundamental, será atendido pelo Serviço de Reabilitação Visual na FCEE e posteriormente em SAEDE/DV, dando continuidade ao serviço reabilitatório.

4. O serviço de reabilitação ao educando com deficiência física, em todas as etapas e modalidades da educação básica, deverá ser prestado pelo centro de reabilitação mantido pelo poder público.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...