Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Geralmente as adaptações curriculares realizadas nas escolas constituem modificações simples, realizadas pelo professor, no planejamento normal das atividades docentes, constituindo-se em pequenos ajustes dentro do contexto da sala de aula. Identifique a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) exemplos de adaptações de acesso ao currículo:

1. Mobiliário adaptado; Sistemas alternativos de comunicação; Softwares educativos específicos.

2. Equipamentos para mobilidade; Materiais didático-pedagógicos adaptados (em Braille, em LIBRAS); Recursos adaptados para uso de equipamento de informática.

 3. Recursos ópticos; Livro didático; Equipamento para mobilidade; Quadro negro e giz; Adaptação e adequação do espaço físico da residência.

4. Recursos ópticos e não-ópticos; Prótese auditiva; Posicionamento adequado do aluno em sala de aula; Adaptação e adequação do espaço físico da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

De acordo com o documento intitulado “Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina” (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:

1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.

2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.

3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.

5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:

1. passivo

2. dinâmico

3. flexível

4. participativo

5. rígido

6. dialético

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.

A avaliação tem se tornado foco de muitos estudos na área educacional. Tais estudos indicam que avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política na sua realização. Analise as afirmativas abaixo, considerando as teorias atuais.

1. A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

2. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.

3. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura.

4. Avaliar a aprendizagem do estudante implica simplesmente atribuirmos uma nota à aprendizagem e deve ocorrer somente no final do processo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?

  • A.

    Homogêneas, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • B.

    Lineares, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • C.

    Lineares, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • D.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações excepcionalmente do seu ambiente interno.

  • E.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:

  • A.

    cuidado e a educação.

  • B.

    cuidado e escolarização.

  • C.

    aprendizado e socialização.

  • D.

    pensamento e linguagem.

  • E.

    direitos e deveres.

Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.

Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:

1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.

2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.

3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.

4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.

5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.

6. formular a filosofia de uma instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que, dentre outras:

1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

2. Promovam o aprendizado sistematizado da gramática e ortografia, facilitando sua inserção no Ensino Fundamental.

3. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.

4. Promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.

5. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):

1. organização didático-pedagógica

2. corpo discente

3. dirigentes da instituição

4. corpo docente

5. instalações

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Analise o texto:

Criança, sujeito histórico e de _____________________ que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua _____________________ , brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo _________________________ .

 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    sonhos ; vida ; política

  • B.

    planos ; felicidade ; seu futuro

  • C.

    deveres ; imaginação ; experiências

  • D.

    vontades ; identidade política ; direitos

  • E.

    direitos ; identidade pessoal e coletiva ; cultura

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...