Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No processo de Avaliação Institucional estão inseridos momentos distintos, que são a avaliação:
1. externa
2. mediadora
3. interna
4. interdisciplinar
5. meta-avaliação
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve participação dos:
1. movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres.
2. dos movimentos de religiosos e religiosas da igreja católica.
3. dos movimentos de trabalhadores.
4. dos movimentos sindicais dos trabalhadores da agroindústria.
5. dos movimentos de redemocratização do país e das lutas dos próprios profissionais da educação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:
lineares.
corporativas.
emancipatórias.
fragmentadas.
homogêneas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As instituições de Educação Infantil deverão prever em sua proposta pedagógica as condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
1. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
2. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
3. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
4. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades, promovendo interações entre crianças somente de mesma idade.
5. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais apenas dos povos europeus que são hoje a cultura dominante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.
No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:
estático e passivo do contexto educacional.
crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.
analítico e mecânico da realidade externa da instituição.
analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.
analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )
( ) O Serviço de Atendimento Educacional Especializado deverá ser oferecido exclusivamente em horário oposto ao da frequência das crianças na educação infantil. Em nenhum caso poderá ser ofertado no mesmo período.
( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares ou por meio das congêneres especializadas, deverá oferecer Serviços de Atendimento Educacional Especializado aos educandos, em horário oposto ao da frequência destes no ensino fundamental.
( ) Nos casos em que o educando autista necessite de Serviços de tendimento especializado (psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, etc.), o poder público deverá disponibilizá- lo por intermédio das secretarias de saúde.
( ) O poder público, por intermédio das unidades escolares e congêneres especializadas, deverá oferecer serviços de atendimento educacional especializado às crianças matriculadas na educação infantil.
( ) É na Educação Infantil, na faixa de 0 a 3 anos, que se deve determinar o diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V V V
V V V V V
V F V V F
F V V V F
F F F F V
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O poder público organizará no Sistema Estadual de Ensino, preferencialmente na rede regular de ensino, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), atendendo a todas as peculiaridades educacionais das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades. É correto afirmar quanto ao SAED:
1. Para as crianças de 0 a 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou com prognóstico de atraso no desenvolvimento, serão disponibilizados serviços de estimulação essencial pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e pelas congêneres conveniadas com ela.
2. A criança matriculada em creches da esfera municipal ou estadual, que requerer atendimento reabilitatório, deverá ser encaminhada aos serviços de estimulação essencial ofertados pela congênere, pelos centros de reabilitação mantidos pelo poder público, sem que haja desligamento da creche.
3. A criança matriculada em creches da esfera estadual, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, terá preferência no atendimento nos serviços de estimulação disponibilizados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
4. Os Serviços de Apoio Pedagógico deverão ser compreendidos como Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs), que passarão a ser denominados em sua especificação pela área de atendimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), referentes ao Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).
( ) Este Serviço tem caráter terapêutico e reabilitatório; será exercido por profissionais das áreas da psicologia, fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
( ) Organizado pelo poder público, deve ser prestado através dos Centros de Reabilitação Municipal, Estadual ou Federal e por instituições conveniadas com a FCEE.
( ) Quando as equipes multidisciplinares das instituições conveniadas forem mantidas com recursos públicos deverão disponibilizar SAESP aos educandos matriculados na rede regular de ensino ou os que frequentam Centros Especializados.
( ) Este serviço tem caráter educativo e não reabilitatório e será exercido por pedagogos e orientadores que atuam com a criança no espaço escolar.
( ) Organizado pelo poder privado e instituições filantrópicas, deverá ser prestado através dos Centros de Educação Municipais, Estadual ou Federal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V V V
V V V F F
V F V F F
V F V F F
F V F F V
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Conforme o documento Política da Educação Especial do Estado de Santa Catarina:
1. São educandos aqueles diagnosticados com deficiência, com condutas típicas e com altas habilidades.
2. A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico-cultural.
3. Os alunos com diagnóstico de autismo estão incluídos no grupo de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
4. Os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, não terão o caráter de apoio, complemento ou suplemento.
5. A presença de um Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica precisa deixar de ser considerada como atendimento em educação especial direcionada à rede regular de ensino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os atendimentos em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, terão caráter de apoio, complemento ou suplemento e podem ser, dentre outros:
1. Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE).
2. Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).
3. Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica.
4. Médicos capacitados atuando em escolas onde houver matricula de alunos da educação especial com comprometimento clínico que demandem supervisão constante.
5. Professor de educação especial nas turmas de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, nas quais estiverem matriculados educandos com diagnóstico de condutas típicas ou com severos comprometimentos motores.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...