Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o trexo abaixo:

“Em uma língua qualquer, é muito comum ocorrer que um plano de expressão (um significante) seja suporte para mais de um plano de conteúdo (significado), ou seja, que um mesmo termo tenha vários significados”.

Esse trecho traduz o significado de:

  • A.

    Paráfrase

  • B.

    Polissemia.

  • C.

    Oxímoro ou Paradoxo.

  • D.

    Denotação e Conotação.

  • E.

    Plano morfossintático dos textos e palavras.

O encaminhamento das pessoas a serem atendidas pelos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP) deverá:

  • A.

    ser realizado pela equipe diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por equipes indicadas por esta, fundamentado nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • B.

    ser realizado pela equipe do departamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por profissionais ligados à saúde.

  • C.

    ser desenvolvido pelos próprios professores das crianças que necessitarem de atendimento especializado.

  • D.

    ser realizado pelo diretor geral da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por familiares, nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.

  • E.

    ser realizado pelas próprias crianças e jovens que sentirem necessidade de um atendimento mais individualizado, com vistas a um melhor desempenho escolar.

Assinale a alternativa que melhor define “currículo escolar”.

  • A.

    É um processo que busca superar as visões parciais e dicotômicas do planejamento e da avaliação em direção a uma concepção dialética.

  • B.

    É a seleção prévia dos conteúdos principais a serem trabalhados durante um ano letivo em torno de temas geradores.

  • C.

    O caminho, a jornada, o trajeto a ser percorrido pelo aluno no período de sua formação e que tem referências, mapas, mas que sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. Esse caminho está diretamente imbricado com os sujeitos - professores e alunos -, o objeto de estudo e o contexto.

  • D.

    Um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática da sala de aula e da instituição para a troca de experiências e o desenvolvimento da atitude de cooperação.

  • E. É a necessidade de se fazer o trabalho a partir dos reais problemas da escola, o que exige que seja feita uma problematização da realidade para não se cair nas armadilhas de uma ideologia dominante.

De acordo com estudos recentes, as instituições de Educação Infantil devem criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

1. familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

2. brincar.

3. relacionar-se unicamente com as crianças de sua turma e com sua professora, evitando demais contatos.

4. interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Leia o texto:

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

A instituição de educação infantil é um dos espaços de:

  • A.

    adaptação da criança ao mundo adulto.

  • B.

    inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.

  • C.

    adequação da criança ao espaço escolar como meio para que ela tenha condições de progredir em estudos posteriores.

  • D.

    inserção da criança ao mundo letrado, espaço este destinado especificamente à alfabetização dos menores de 06 anos.

  • E.

    elaboração de projetos educacionais higienistas e moralizadores para aqueles que neste espaço estão matriculados.

Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.

  • A.

    inclusão, cobrança, capacitação

  • B.

    seleção, verificação, transmissão

  • C.

    comparação, exclusão, mediação

  • D.

    cobrança, seleção, hierarquização

  • E.

    “saber de cor”, hierarquização, processo

Pensando numa proposta de trabalho na Educação Infantil que promova de forma efetiva e consistente as aprendizagens infantis é preciso que o professor considere:

1. a interação com crianças somente da mesma idade, em situações previstas em salas de aula, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

2. que a criança nesta faixa etária é privada de conhecimento; assim, o professor tem que iniciar todos os assuntos de modo bastante simplificado, não utilizando muitas variações de experiências, a fim de não confundi-las.

3. a individualidade e a diversidade.

4. a resolução de problemas como forma de aprendizagem.

5. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.

  • A.

    O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.

  • B.

    O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.

  • C.

    Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.

  • D.

    O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.

  • E.

    No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

  • A.

    Éticos, Políticos e Cristãos.

  • B.

    Éticos, Políticos e Estéticos.

  • C.

    Pedagógicos, Políticos e Morais.

  • D.

    Religiosos, Familiares e Pedagógicos.

  • E.

    Educacionais, Familiares e Espirituais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...