Questões de Pedagogia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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As relações interpessoais são tão importantes quanto a qualificação individual para as tarefas, pois o relacionamento harmonioso dos membros da equipe aumenta a probabilidade de cooperação e de resultados produtivos. Para colocar em prática essa valorização das relações interpessoais, um pedagogo empresarial deveria:

  • A. estimular a ampliação do conhecimento dos grupos mais relevantes;
  • B. incentivar o aumento da escolarização entre os funcionários da empresa;
  • C. apoiar a realização de treinamentos com instrutores de fora da empresa;
  • D. desenvolver programas de interação humana e integração organizacional;
  • E. reforçar a ênfase teórica nas formações internas e externas à empresa.

Competências representam uma combinação de características pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No que diz respeito às características pessoais, elas podem estar relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a um conjunto de competências, como as descritas na tabela a seguir.

Considerando essas informações, a associação correta entre os aspectos das características pessoais e as respectivas competências é:

  • A. CX;
  • B. AZ;
  • C. CZ;
  • D. AX;
  • E. BY.

O desenvolvimento de competências nas organizações está diretamente associado ao próprio desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Considere que você foi contratado para atuar como pedagogo empresarial em uma organização pública de médio porte e grande relevância social. O chefe da área de Capacitação e Desenvolvimento solicitou-lhe uma proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais. Sabendo que existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e que o foco da empresa é concentrar-se em métodos dentro da empresa, seria adequado propor:

  • A. rotação de cargos e participação em congressos e seminários;
  • B. atribuição de cargos em comissão e jogos de empresas;
  • C. exercícios de simulação e aprendizagem prática;
  • D. tutoria, mentoring ou coaching e treinamento outdoor;
  • E. jogos de empresas e centros de desenvolvimento internos.

O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:

  • A. competição entre empresas para obter candidatos e redução dos investimentos em recrutamento;
  • B. redução das exigências aos candidatos e redução dos investimentos em treinamento;
  • C. políticas de fixação do pessoal e ênfase no recrutamento interno;
  • D. redução dos investimentos em benefícios sociais e redução do recrutamento externo;
  • E. orientação para o trabalho e políticas de substituição de pessoal.

Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:

  • A. a descrição do público-alvo deve ser feita logo após a divulgação do curso;
  • B. a definição de critérios de avaliação depende da monitoração do alcance dos objetivos;
  • C. a qualificação técnica de uma formação depende, sobretudo, da modalidade em que será realizada;
  • D. os objetivos instrucionais antecedem a elaboração das estratégias pedagógicas;
  • E. a escolha dos procedimentos pedagógicos depende da comunicação empresarial.

Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor bancário, presente em centenas de municípios brasileiros, desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância. Considerando as especificidades da educação a distância, avalia-se que a decisão da equipe foi:

  • A. adequada, pois o treinamento a distância permite atender simultaneamente a públicos numerosos e dispersos por condições geográficas;
  • B. adequada, pois a educação a distância é a solução mais pertinente para a realização de ações de educação continuada no mundo corporativo;
  • C. adequada para os cursos de procedimentos bancários, que são cognitivos, e inadequada para os cursos de desenvolvimento gerencial, que são comportamentais;
  • D. inadequada, pois o custo inicial de produção tende a ser elevado, e as soluções presenciais apresentam um custo inicial mais baixo;
  • E. inadequada, pois demanda uso de tecnologia, o que dificulta o acesso ao curso, além de exigir maior dedicação dos participantes.

Diversos autores na área da educação defendem que a andragogia se distingue em termos de método, finalidades e objetivos de uma educação de crianças e adolescentes.

A alternativa que contém apenas pressupostos que caracterizam a Andragogia é:

  • A. lógica centrada nos conteúdos, vontade de aprender, orientação da aprendizagem;
  • B. papel da experiência, verticalidade, motivação;
  • C. vontade de aprender, orientação da aprendizagem, verticalidade;
  • D. motivação, autoeficácia e lógica centrada nos conteúdos;
  • E. papel da experiência, orientação da aprendizagem, motivação.

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:

  • A. um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico;
  • B. uma capacitação voltada para a motivação para aprender;
  • C. um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial;
  • D. uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral;
  • E. uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico.

No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.

  • A. Supervisor de campo e estagiário.
  • B. Unidade de ensino e campo de estágio.
  • C. Supervisor acadêmico e estagiário.
  • D. Instituição de estágio e estagiário.
  • E. Supervisor acadêmico e supervisor de campo.

Os chats, fóruns virtuais ou salas de bate-papo constituem algumas das oportunidades que um pedagogo empresarial tem de utilizar técnicas de trabalho em grupo para ajudar no processo de aprendizagem. Algumas técnicas de trabalho em grupo que eram bastante utilizadas em ações educacionais realizadas presencialmente deram origem a técnicas de conversação nesses novos ambientes, de tal sorte que:

  • A. o brainstorming originou a discussão circular;
  • B. a votação originou a contribuição única;
  • C. a contribuição circular originou a assembleia;
  • D. a contribuição circular originou a assembleia;
  • E. a contribuição livre originou a contribuição consensual.
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