Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As relações interpessoais são tão importantes quanto a qualificação individual para as tarefas, pois o relacionamento harmonioso dos membros da equipe aumenta a probabilidade de cooperação e de resultados produtivos. Para colocar em prática essa valorização das relações interpessoais, um pedagogo empresarial deveria:
Competências representam uma combinação de características pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No que diz respeito às características pessoais, elas podem estar relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a um conjunto de competências, como as descritas na tabela a seguir.
Considerando essas informações, a associação correta entre os aspectos das características pessoais e as respectivas competências é:
O desenvolvimento de competências nas organizações está diretamente associado ao próprio desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Considere que você foi contratado para atuar como pedagogo empresarial em uma organização pública de médio porte e grande relevância social. O chefe da área de Capacitação e Desenvolvimento solicitou-lhe uma proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais. Sabendo que existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e que o foco da empresa é concentrar-se em métodos dentro da empresa, seria adequado propor:
O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:
Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:
Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor bancário, presente em centenas de municípios brasileiros, desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância. Considerando as especificidades da educação a distância, avalia-se que a decisão da equipe foi:
Diversos autores na área da educação defendem que a andragogia se distingue em termos de método, finalidades e objetivos de uma educação de crianças e adolescentes.
A alternativa que contém apenas pressupostos que caracterizam a Andragogia é:
Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, afirma: Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:
No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.
Os chats, fóruns virtuais ou salas de bate-papo constituem algumas das oportunidades que um pedagogo empresarial tem de utilizar técnicas de trabalho em grupo para ajudar no processo de aprendizagem. Algumas técnicas de trabalho em grupo que eram bastante utilizadas em ações educacionais realizadas presencialmente deram origem a técnicas de conversação nesses novos ambientes, de tal sorte que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...